Qual é o sistema operacional mais rápido?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 3 votos

Quando se trata de desempenho, o Linux também é o mais rápido entre todos. É tão leve que pode ser instalado em um pendrive. Independentemente se você precisa de aplicativos de escritório, aplicativos de produção de mídia ou ferramentas de codificação, existem versões Linux disponíveis.

De acordo com os dados da empresa de estatísticas digitais, StatCounter, o Windows é o líder absoluto entre os usuários de Desktops. O sistema operacional da Microsoft domina 82,68% desse mercado.

7. Agilidade. O Linux, mesmo com todos os efeitos e recursos brilhantes dos ambientes de desktop modernos, é executado mais rapidamente do que o Windows 8.1 e o Windows 10. Os usuários estão se tornando menos dependentes de softwares e mais dependentes da web.

Cada sistema tem suas características, vantagens e desvantagens. Tudo vai depender dos seus objetivos e recursos. O Windows por ser mais popular e tem uma usabilidade mais conhecida. O Linux é um sistema mais seguro, estável, bem intuitivo e em diversos quesitos ganhou essa batalha.

O Sistema Linux é considerado extremamente robusto e estável. Ele pode suportar grande carga de trabalho sem falhar, e um servidor Linux pode permanecer em funcionamento por meses ou anos, sem precisar ser reiniciado uma única vez.

Fundamentalmente, um sistema operacional é um software, que pode ser o Linux, Windows, Android, macOS, UNIX, entre outros.

Mas porque o Linux é gratuito? Linus Torvalds, quando desenvolveu o Linux, não tinha a inteção de ganhar dinheiro e sim fazer um sistema para seu uso pessoal, que atendesse suas necessidades. O estilo de desenvolvimento que foi adotado foi o de ajuda coletiva.

VxWorks

O VxWorks é um sistema operacional em tempo real para sistemas embarcados, desenvolvido pela empresa norte-americana Wind River Systems. Ele já foi usado em vários outros veículos da Nasa, inclusive rovers anteriores.

Os sistemas dominantes globalmente são o Android e o Windows, os quais retêm 41,4% e 28,3% do mercado, respectivamente. Conforme observado pelo Daring Fireball, diferentemente do macOS, o sistema operacional desktop da Microsoft é o único que vem registrando um declínio contínuo, tanto em uso quanto em relevância.

Quando for instalar o Windows e o Linux no mesmo computador, deverá ser instalado primeiro o Windows e depois o Linux, pois, neste caso, o Linux é que irá gerenciar o boot.