O que melhorou em 100 dias de governo Lula?

Perguntado por: rcosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
/ 5 11 votos

Durante os 100 primeiros dias de governo, Lula fez três viagens internacionais, sendo duas na América Latina. Segundo especialistas, a escolha dos países vizinhos foi estratégica e simbolizou a intenção do presidente de resgatar laços.

Com medidas focadas na segurança alimentar e na saúde, o texto publicado afirma que, em pouco mais de 3 meses, o Brasil “voltou”. Entre as medidas, também estão iniciativas voltadas para a população indígena yanomami, que sofre com desassistência sanitária e enfrenta casos de desnutrição severa e de malária.

Entre os avanços na economia, citou o novo arcabouço fiscal (PLP 93/2023, já aprovado pelo Senado) que, segundo ele, dotará o Brasil de mecanismos transparentes para um novo e virtuoso ciclo de crescimento econômico.

Desde janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já esteve em mais de uma dezena de países e teve mais de trinta encontros com outros chefes de Estado, resultando diretamente em 111,5 bilhões de reais em novos investimentos para o Brasil, de acordo com dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, ...

Governo Lula acaba com paridade de preços internacional e reduz em 21,3% gás de cozinha , 12,8% diesel e 12,6% gasolina.

Governo Lula encerra seis meses de administração democrática com políticas públicas que já transformaram o tecido social brasileiro, a exemplo da redução do desemprego e da inflação.

Despesas englobam missões realizadas pelo presidente e sua comitiva até a cerimônia de coroação do Rei Charles III, no início de maio. O governo Lula já gastou mais de 24 milhões de reais em viagens internacionais. As informações foram obtidas por VEJA via Lei de Acesso à Informação (LAI).

46) 98 conferências nacionais de 43 áreas, como educação, juventude, saúde, cidades, mulheres, comunicação, direitos LGBT, entre outras. 57) Aumento em mais de 50% da extensão total de área florestal protegida.

Lula e Alckmin tomaram posse como 39.º presidente do Brasil e 26.º vice-presidente do Brasil, respectivamente, no dia 1º de janeiro de 2023, em cerimônia realizada no Congresso Nacional em Brasília, dando início ao segundo governo Lula (ou seu terceiro mandato).

No dia 2 de agosto de 2023, Lula assinou um decreto que cria o programa Povos da Pesca Artesanal. Entre outras iniciativas, o programa oferece bolsas de estudo a alunos de escolas públicas que venham de comunidades pesqueiras tradicionais.

O Governo Lula caracterizou-se pela baixa inflação, que ficou controlada, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial. Na gestão do presidente Lula observou-se o recorde na produção da indústria automobilística em 2005, o maior crescimento real do salário mínimo e redução do índice de Gini.