O que mais tem na Deep Web?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

A Deep Web

  • Contas financeiras como dados bancários e de aposentadoria.
  • Contas de mensagens de redes sociais e e-mail.
  • Bancos de dados de empresas privadas.
  • Informações sigilosas da HIPPA, como documentação médica.
  • Arquivos jurídicos.

Sendo assim, as principais vendas deste lado “obscuro” da internet são: Bancos de dados hackeados, incluindo bancos; Passaportes, carteiras de habilitação e documentos falsos no geral; Contas premium da Netflix ou outros serviços da web (desde redes sociais até sites adultos);

A dark web é uma rede oculta de sites não indexados pelos mecanismos de busca tradicionais, que são tipicamente inacessíveis para o público em geral. Considerando que toda atividade na dark web é, por padrão, anônima, ela é com frequência associada a atividades ilícitas, como venda de drogas e armas.

Ao navegar na dark web, entramos realmente em um mundo obscuro de informações e conteúdo que não estão disponíveis para usuários comuns. Apesar do nome sombrio, essa camada esconde conteúdos que vão além das ilegalidades, e também oferece abrigo para quem luta por direitos humanos e por informação livre e irrestrita.

É importante ressaltar que a Deep Web pode incluir conteúdo legal, como bancos de dados governamentais, arquivos científicos, bibliotecas digitais ou sites privados de associação, como fóruns.

Esse tipo de navegador, além de proteger, também permite acessar o que não está na superfície. Quem acessa a Deep Web através de softwares específicos não necessariamente deseja cometer crimes. Mas, no geral, esse indivíduo não quer ser rastreado, e muito menos que seu trabalho seja indexado na Surface Web.

Portanto sim, criminosos podem usam o Tor, mas eles já têm melhores opções e parece improvável que tirar Tor do mundo irá impedi-los de fazer suas más ações. Ao mesmo tempo, Tor e outras medidas de privacidade podem combater o roubo de identidade, crimes físicos como perseguição e assim por diante.

É na Dark Web que os dados do consumidor são negociados, vazados ou hackeados de várias fontes. É também onde estão disponíveis para venda ferramentas que possibilitam golpes e fraudes cada vez mais sofisticadas.

Isso porque se trata de uma base de dados tão ampla que seria inconcebível determinar quantas páginas ou sites estariam ativos simultaneamente. Podemos entender esse processo fazendo uma analogia com um iceberg. A deep web seria a maior parte, que está afundada na água.

MJSP integra operação internacional que investiga tráfico de drogas na deep web — Ministério da Justiça e Segurança Pública.