O que leva uma pessoa a ter enxaqueca?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Atualmente já se sabe que a enxaqueca é uma doença de todo o cérebro, onde a tendência genética e o ambiente (gatilhos) interagem o tempo todo. Dez principais causas de enxaqueca: – preocupações excessivas, ansiedade, tensão, estresse; – ficar sem comer.

Tipos de enxaqueca

  • Com aura. É a dor de cabeça incapacitante, antecedida de alguns sintomas neurológicos, chamados de “aura”, que servem para avisar que uma crise está por vir. ...
  • Sem aura. ...
  • Enxaqueca retiniana. ...
  • Enxaqueca hemiplégica. ...
  • Enxaqueca sem dor de cabeça. ...
  • Enxaqueca crônica.

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas da enxaqueca
Podem ser citados como exemplos o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno, o naproxeno sódico, além de remédios associados à cafeína, cuja função é aumentar a velocidade do efeito.

Chocolates, queijos e bebidas alcoólicas são alimentos mais associados aos episódios de enxaqueca, além de algumas substâncias presentes em alimentos, como adoçantes artificiais, cafeína, feniletilamina, glutamato monossódico, nitratos e nitritos e tiramina.

– alimentos como chocolate, frutas cítricas, alimentos muito gelados (sorvetes), nozes, alimentos gordurosos, condimentados, ricos em glutamato monossódico (presente em salgadinhos, molhos, adoçantes), podem agravar as enxaquecas; – causas genéticas.

A enxaqueca é considerada crônica quando acontece pelo menos 15 dias por mês, por pelo menos 3 meses consecutivos. Existem alguns fatores que transformam uma enxaqueca episódica em crônica, e o mais preocupante é o uso abusivo de analgésicos.

Já a banana é rica em potássio e tripofano, que ajuda a liberar serotonina. A melancia, por sua vez, tem alto teor de água, o que evita a desidratação.

Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

Corticóides: estão entre os medicamentos mais indicados para crises de enxaqueca. Por exemplo, prednisona que serve para enxaqueca e a dexametasona também; Opióides: esse é um tipo de medicamento para enxaqueca que deve ser utilizado apenas em último caso, pois pode causar dependência e tornar a dor de cabeça crônica.

Alimentos que podem causar crises de enxaqueca
Isso acontece porque a cafeína – encontrada também no chá-mate, chocolates e nos refrigerantes a base de cola e guaraná – altera a circulação sanguínea. O segredo é evitar o excesso e não ultrapassar os 400 miligramas diários.

Os que são maturados apresentam altos níveis de sódio e gorduras, que desencadeiam a dor de cabeça, pois causam inflamação. Além disso, outros produtos lácteos como leite e sorvete também causam enxaquecas devido às suas altas doses de açúcar.

Assim, os sintomas durante esse estágio podem incluir:

  • desejos de comida;
  • humor deprimido;
  • fadiga ou baixa energia;
  • bocejo frequente;
  • hiperatividade;
  • irritabilidade;
  • rigidez do pescoço.

Chá de hortelã-pimenta
As propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, calmantes, e as substâncias mentol e mentona auxiliam no alívio da enxaqueca. Além dos chás de enxaqueca, o hortelã-pimenta pode ser aplicado como óleo essencial na região da cabeça, para aliviar a tensão e o estresse muscular.

As compressas de gelo também são uma ótima opção natural para aliviar a enxaqueca. A compressa fria é mais eficiente quando se trata de uma dor, que é constante e que pode ser acompanhada de outros sintomas.

Estudos em grandes populações mostram que pessoas que sofrem de enxaqueca têm risco aumentado de Acidente Vascular Cerebral. Dessa forma, pacientes que sofrem com este problema devem evitar e tratar com atenção os fatores de risco para doença vascular como a hipertensão arterial, o tabagismo, o diabetes e a obesidade.

Pessoas com Enxaqueca Correm Maior Risco de AVC? Se você tem enxaqueca, pode estar preocupado com o risco de AVC, já que a enxaqueca torna mais provável que você tenha um AVC. A enxaqueca por si só não causa acidente vascular cerebral. No entanto, para algumas pessoas, a enxaqueca pode aumentar o risco.