O que leva uma pessoa a ter câncer?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

O consumo de tabaco e de álcool, uma dieta pouco saudável e a inatividade física são os principais fatores de risco para o câncer em todo o mundo.

Existem várias causas para o aparecimento do câncer, são os denominados fatores de risco, como, por exemplo, o tabagismo, o consumo exagerado de álcool, maus hábitos alimentares e sedentarismo, que são em soma os principais responsáveis pelos casos de câncer.

Ter uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evitar os alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer, bebidas adoçadas, entre outros, pode prevenir o câncer.

O teste genético é um exame, de sangue ou saliva, que avalia se o indivíduo possui em seu DNA alguma mutação genética que predisponha o risco para o câncer. Ou seja, o exame investiga se a pessoa possui histórico de câncer na família, podendo ser um fator de risco hereditário de contrair a doença.

Para isso, os cientistas analisaram dados de 320 mil pessoas na Holanda, Reino Unido, Noruega e Canadá. Os resultados afastaram completamente a teoria de que estar triste, com depressão ou ansiedade poderia aumentar o risco de desenvolver tumores.

De acordo com França, o câncer de pâncreas é um tumor que cresce rapidamente e de forma silenciosa, dificultando sua detecção e as chances de cura. Sem tratamento, ele tende a se espalhar por outras partes do corpo, causando a chamada metástase.

– Quais tipos de câncer podem ser hereditários? Há diversas alterações genéticas ou síndromes que podem ocasionar o surgimento de lesões tumorais, entre as mais comuns, está a mutação no gene BRCA1 e BRCA2 que aumentam a chance de desenvolvimento de câncer de mama, ovário, próstata e pâncreas.

Os resultados de estudos epidemiológicos indicam que a ingestão de quantidades fisiológicas de antioxidantes, tais como as vitaminas C e E e os carotenóides, pode retardar ou prevenir o aparecimento de câncer.

O consumo excessivo de açúcares adicionados também reduz a imunidade, o que pode permitir que células cancerígenas se espalhem mais facilmente. E consumir açúcar em excesso pode alterar o metabolismo de maneiras que podem levar a obesidade e diabetes, condições conhecidas por aumentarem as chances de contrair câncer.

Frutas roxas e vermelhas
São excelentes para prevenir o câncer de mama, de cólon, do reto, de boca, esôfago, estômago e pâncreas. Sua propriedade de prevenção se encontra na presença de antioxidantes flavonoides denominados cianina.

Goiaba. Assim como outras frutas e legumes amarelos, laranjas e vermelhos, a goiaba é rica em carotenoides, substâncias que atuam na prevenção do câncer de pele, mama e próstata.

Grãos ricos em isoflavonas, a soja e o feijão trazem diversos benefícios à saúde, ajudando na prevenção de diversos tipos de câncer, como: mama, próstata, cólon, reto, pulmão, estômago e colo do útero.