O que harmonizar com lasanha?

Perguntado por: icavalcanti4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Queijos e vinhos já são uma das principais combinações da enogastronomia, e uma ótima forma de combiná-los é fazendo uma boa lasanha. A escolha dos queijos é muito importante para ter uma boa harmonização. Os queijos de pasta mole, como mascarpone, brie e camembert, são a melhor escolha para apreciar uma taça de vinho.

Sendo uma das mais robustas receitas, a lasanha mais tradicional de todas pede tintos igualmente encorpados, como Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec, Tannat.

Então, na hora de comer um bolonhesa, seja no espaguete ou na lasanha, recorra aos os vinhos tintos encorpados, como o Cabernet Sauvignon ou o Merlot.

Observe muito bem o preparo do camarão. Receitas a base de molhos cremosos com manteiga e produtos laticínios combinam super bem com um bom vinho Chardonnay, tanto vinhos quanto espumantes, já que são costumeiramente e naturalmente mais encorpados e com textura cremosa.

As massas feitas com molhos brancos, cremosos ou à base de queijo, combinam muito bem com vinhos brancos – especialmente os da uva Chardonnay. O teor de gordura desses pratos pede uma bebida que seja capaz de quebrar o forte sabor derivado dos ingredientes usados, e os vinhos brancos conseguem realizar essa tarefa.

Para contrabalançar a acidez do molho de tomate o ideal são vinhos tintos de corpo médio e com aromas frutados. Os vinhos tintos da Itália são um ótima opção para harmonizar com massas com molhos vermelhos, já que formam os italianos que inventaram o molho ao sugo!

Massa com molho de tomate
Para esse tipo de molho, é preciso escolher um vinho leve e com maior acidez. Aqui, recomendam-se os rótulos italianos, mas também pode se optar pelo tinto seco Chianti ou o Merlot, além de poder variar com um Rosé de qualidade.

Um dos pratos mais difíceis de harmonizar com o vinho são as saladas com molho à base de vinagre, pois este podem ocultar o sabor do vinho (principalmente dos tintos), tornando-o insosso ou simples demais.

Cava Brut. A boa acidez desse tipo de vinho combina com praticamente tudo, frituras, petiscos, saladas, massas, risotos, peixes e frutos do mar, frango e carne vermelha.

Pizza de muçarela combina com vinho branco Chardonnay. Pizza de calabresa combina com vinho tinto Cabernet Sauvignon. Pizza de 4 queijos combina com vinho espumante brut. Pizza portuguesa combina com vinho tinto Merlot.

Além dos peixes, apostar em preparações com frango garante a harmonização ideal para o sabor frutado do vinho branco. Para evitar grandes contrastes, prefira versões assadas e acompanhadas de vegetais.

Para abrir o apetite, sirva o rosé com uma tábua de frios com queijos brancos, azeitonas e castanhas. Se quiser algo mais farto, aposte em preparações com mariscos: paella, arroz de polvo e camarão, moqueca, ou simplesmente um peixe assado, como salmão ou atum.

Tinto: harmoniza com carnes e vários tipos de pratos, pois os vinhos tintos são muito versáteis. Tinto encorpado: harmoniza com queijos duros como provolone e risoto de cordeiro. Tinto leve: harmoniza com massas com molhos leves, pizza, vitelas, fígado, carpaccio fondue de chocolate.