O que fazer para impedir a gravidez após a relação?

Perguntado por: dribeiro5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 20 votos

Pílula anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte) – Deve ser usada somente em casos de emergência, até 72 horas após a relação sexual desprotegida. Ela evita a gravidez não desejada, impedindo ou retardando a ovulação e diminuindo a capacidade dos espermatozoides de fecundarem o óvulo.

A Anticoncepção de Emergência (AE) é um método anticonceptivo que pode evitar a gravidez após a relação sexual. O método, também conhecido por “pílula do dia seguinte”, utiliza compostos hormonais concentrados e por curto período de tempo, nos dias seguintes da relação sexual.

Quando inserido dentro de cinco dias após a relação desprotegida, um DIU com cobre é superior a 99% de eficácia na prevenção da gravidez. Esta é a forma mais eficaz de contracepção de emergência disponíveis.

Existem dois métodos para interromper a gravidez: método cirúrgico e método medicamentoso. A mulher poderá escolher o método que pretende, embora a decisão deva ser tomada em conjunto com o médico, que pode avaliar o método clinicamente mais adequado à situação.

Métodos contraceptivos naturais podem ajudar no conhecimento do corpo feminino

  1. Tabelinha. Um dos métodos naturais mais conhecidos é a tabelinha ou calendário menstrual. ...
  2. Temperatura basal. ...
  3. Muco vaginal. ...
  4. Combinar métodos contraceptivos. ...
  5. Sobre o programa de rádio.

Também é possível destacar, entre os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação:

  1. Leves cólicas abdominais;
  2. Náuseas, enjoos, vômitos e aversão a cheiros fortes;
  3. Alterações no corrimento vaginal;
  4. Sensibilidade e aumento dos seios;
  5. Cansaço e sonolência;
  6. Atraso menstrual;
  7. Sangramento vaginal;
  8. Dor de cabeça.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

Na ocorrência de sexo desprotegido nesse período, pode ser feito o uso de anticoncepção de emergência (popularmente conhecida como pílula do dia seguinte). Lembrando que a contracepção de emergência deve ser tomada o quanto antes, podendo chegar a um prazo de 72h depois da relação sexual.

G1 - DIU pode ser usado para substituir pílula do dia seguinte, diz estudo - notícias em Ciência e Saúde.

Existem diferentes métodos contraceptivos eficazes adotados atualmente, tais como:

  1. Camisinha.
  2. Pílula anticoncepcional.
  3. Implantes (DIU Hormonal, de Cobre e Implante subcutâneo)
  4. Pílula do dia seguinte.
  5. Métodos naturais (tabelinha)

Sílfio é uma planta nativa da Grécia antiga usada como afrodisíaco e contracepção. O sílfio é uma planta que costumava florescer em Cirene, uma antiga cidade da Grécia, agora conhecida como Líbia, no norte da costa da África.

-Dor de cabeça leve e persistente; -Seios inchados e doloridos. Após cerca de 4 semanas da fecundação, começam a surgir os primeiros sintomas da gravidez, que normalmente são enjoo matinal e atraso da menstruação.

O aborto com pílulas é uma forma segura e eficaz de interromper uma gravidez. Ele permite que a mulher administre sozinha o processo de aborto como quiser, com ou sem o envolvimento de um profissional de saúde.

Respondendo objetivamente, o coito interrompido não é o método mais eficaz para evitar uma gravidez não planejada. Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.