O que fazem as mitocôndrias?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 19 de julho de 2023
4 / 5 11 votos

As mitocôndrias são responsáveis pelo processo de respiração celular. As mitocôndrias apresentam membrana dupla e um DNA circular próprio. As mitocôndrias surgiram de um processo de endossimbiose entre um organismo aeróbico e um anaeróbio. A respiração celular é um processo aeróbio para obtenção de energia.

As mitocôndrias também auxiliam na proteção contra espécies reativas de oxigênio – que são um subproduto do processo de produção de ATP – e participam da “limpeza” das células, ajudando a evitar o desenvolvimento de desequilíbrios e de doenças crônicas.

Assim, as mitocôndrias estão presentes em praticamente todas as células do nosso organismo, em maior ou menor quantidade conforme o tipo celular e a necessidade energética de cada órgão ou tecido.

Alimentos específicos como romã, amora, jabuticaba, morango, nozes e framboesa, são ricos em uma substância chamada Urolidina A. Segundo estudos, ela é capaz de modular os níveis de estresse oxidativo nas mitocôndrias, e também, no aumento do volume das mesmas.

Quanto mais mitocôndrias saudáveis, mais energia e saúde o corpo está propenso a ter. Para o estímulo dessa produção, a prática do exercício aeróbico intenso, a restrição calórica, a exposição ao frio, a suplementação de alguns nutrientes e a adoção de uma dieta cetogênica são algumas das estratégias já estudadas.

Baixo Consumo de Carboidratos
Manter o consumo de carboidratos baixo permite que as mitocôndrias queimem gorduras para gerar energia. Isso é uma maneira mais eficiente e saudável de produzir energia. Frequentemente, quando as mitocôndrias produzem energia a partir de carboidratos, radicais livres são produzidos.

Desse modo, é de se esperar que hábitos de vida não saudáveis que prejudicam a função mitocondrial, como o tabagismo, o sedentarismo e a cronodisrupção, terão efeitos negativos diretamente na função mitocondrial.

Mas quando o exercício físico é praticado regularmente ao longo da vida, a frequência de mitocôndrias fusionadas aumenta, o que beneficia tanto o metabolismo mitocondrial quanto o funcionamento celular, contribuindo assim para a manutenção da fisiologia muscular durante o envelhecimento.

A suplementação mitocondrial ou também conhecida como nutrição mitocondrial é uma técnica revolucionária que estimula a produção de novas mitocôndrias dentro das células. Esse método foi desenvolvido para fortalecer as organelas das células e fornecer às mitocôndrias o que elas precisam para funcionar bem.

O aumento da biogênese mitocondrial no músculo esquelético melhora a sensibilidade à insulina e a oxidação de ácidos graxos, o que aumenta o armazenamento de glicogênio muscular e induz a perda de peso.

Os ácidos graxos são metabolizados dentro da mitocôndria. Os ácidos graxos de cadeia pequena (12 ou menos carbonos) entra livremente na mitocôndria. Os ácidos graxos com mais de 12 carbonos precisam ser transportados ativamente para dentro da mitocôndria associados à CoA e pela via da carnitina.

Diluir 1 sachê em 200mL de água e tomar pela manhã. Tomar 1 dose 2x ao dia antes das refeições.

A COENZIMA Q10 é provavelmente eficaz para:
Os sintomas incluem fraqueza, fadiga e convulsões. Grupo de doenças que mais frequentemente causam fraqueza muscular (miopatias mitocondriais). Tomar a coenzima Q10 por via oral parece reduzir os sintomas das miopatias mitocondriais.