O que faz parte da cultura popular brasileira?

Perguntado por: mfelix . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

A cultura popular brasileira reúne um conjunto de lendas, mitos e tradições do país, que estão calcados na história e na miscigenação de culturas, das quais se destacam: a portuguesa, a africana e a indígena. Conheça exemplos de cultura popular que se destacam em cada área.

A cultura popular se relaciona à tradição e aos saberes de um povo. Por exemplo: festas, folclore, estilos de música e comidas típicas. Diferentemente da erudita, a popular se desenvolve de forma totalmente orgânica.

Exemplos de cultura popular brasileira:
- Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc.

A Cultura Popular Brasileira
Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral. Fundamentada no saber vulgar, de transmissão oral, embora se divida em componentes rural e urbano, a cultura popular ela foi e sempre será transmitida de geração em geração.

Indígenas, africanos e portugueses contribuíram muito para essa construção. A cultura brasileira, assim como a formação étnica do povo brasileiro, é vasta e diversa.

A cultura popular é influenciada por diversos fatores e pode se manifestar na música, na literatura, na gastronomia e no vestuário, por exemplo. Bons exemplos de manifestações de cultura popular no país hoje podem ser a música sertaneja, o frevo, a literatura de cordel, a capoeira, etc.

Por conta do processo de colonização e das ondas migratórias, a cultura brasileira é constituída por elementos dos povos indígenas, portugueses, espanhóis, africanos, italianos, japoneses, holandeses e muitos outros.

Sete manifestações culturais brasileiras: música, folguedos e danças populares. A diversidade e a riqueza da cultura popular brasileira são notórias nos quatro cantos do país. Manifestações ligadas à música, à dança e à religião são símbolo de resistência, da identidade e da história de diversos territórios e povos.

Podemos considerar como elementos da cultura o idioma, a religiosidade, as festas populares, as artes, a culinária, a maneira de se vestir, entre outras coisas. Como o termo cultura tem vários significados diferentes, podemos atribuir a ele várias formas de se pensar a organização intelectual humana.

Hoje em dia, estima-se que existam ao menos 255 culturas indígenas no território brasileiro, com modos de se alimentar, crenças, rituais, vestimentas e técnicas específicas, e que somam segundo o Censo IBGE 897 mil pessoas.

Do latim traditĭo, a tradição é o conjunto de bens culturais que se transmite de geração em geração no seio de uma comunidade. Trata-se de valores, costumes e manifestações que são conservados pelo facto de serem considerados valiosos aos olhos da sociedade e que se pretende incutir às novas gerações.

A formação da cultura brasileira resultou da integração de elementos das culturas indígena, do português colonizador, do negro africano, como também dos diversos imigrantes. Foram muitas as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social.

A cultura popular, composta pelo conjunto de costumes, crenças e valores de um povo, é fundamental para a construção e transmissão de sua história. [6]Desse modo, o folclore, a culinária e a religião carregam importantes traços do miscigenado povo brasileiro.

A cultura popular é realizada de forma espontânea pelo grupo social que a produz. Geralmente, é transmitida de maneira oral e entre as famílias. Um exemplo são as festas populares em que determinadas funções passam de pai para filho ou de mãe para filha.

Cultura urbana seria, por extensão, a expressão de grupos que desenvolvem sua arte nas ruas, nos bairros, em espaços públicos que são democratiza- dos, criando novas sociabilidades. São pro- jetos com um potencial transformador, uma vez que gestados nas/pelas comunidades, em especial nas chamadas periferias.