O que faz gerar gêmeos?

Perguntado por: zcastro . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

A gravidez gemelar acontece quando o ovário libera mais de um óvulo e cada um deles é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos ou bivitelinos) ou então quando apenas um óvulo é fecundado por um espermatozoide e se divide, originando dois embriões (gêmeos idênticos ou univitelinos). De acordo com a Dra.

Existem alguns genes que predispõem as mulheres à hiper ovulação (liberação de múltiplos óvulos). Se isso ocorrer, há uma boa chance de uma gravidez de gêmeos fraternos. Os genes para hiper ovulação podem ser herdados. Se a irmã de uma mulher tem gêmeos fraternos, ela tem cerca de 2,5 vezes mais chances de ter gêmeos.

Porém, há casos em que não há histórico de gêmeos e mesmo assim a gravidez acontece! Tudo isso porque uma pessoa pode liberar mais hormônios que estimulem o amadurecimento dos folículos, o FSH e o estrogênio, e isso pode ser genético ou não. A gravidez gemelar pode acontecer por vários fatores além da genética.

O nascimento de gêmeos dizigóticos (ou não idênticos) é hereditário e pula uma geração na família? Mito ou verdade? A resposta é: mito!

Se o pai tem gêmeos fraternos na família, isso não afeta a probabilidade do casal ter filhos gêmeos.

No final da vida de Abraão, ele concedeu tudo o que tinha a Isaque. A esposa de Isaque, Rebeca, deu à luz filhos gêmeos chamados Esaú e Jacó. Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.

A gestação gemelar ocorre de forma natural quando a mulher tem casos de gêmeos bivitelinos (diferentes) na família. O fator hereditário familiar tem relação direta com a gestação múltipla, sendo que a média de gravidez de gêmeos, ou mais, é de 1 a cada 80 gestações naturais.

A probabilidade de uma gestação gemelar está atrelada a fatores como a idade da tentante, sua reserva ovariana, histórico familiar, entre outros. Estima-se que, de maneira natural, as chances de engravidar de gêmeos variam de 1,5% a 3%. No Brasil, 10 a cada 1.000 casos de gestação são de gêmeos bivitelinos.

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

O consumo de uma determinada batata-doce cuja casca promove a hiperovulação. Já o segundo levantamento descobriu que mulheres que consomem muitos produtos lácteos têm cinco vezes mais chances de ter uma gestação gemelar.

“A probabilidade de uma mulher engravidar de trigêmeos naturalmente é de 1 para 6,4 mil, de quadrigêmeos, de 1 para 512 mil. No caso de gêmeos, a probabilidade é de 1 para 80,” explica o ginecologista e obstetra Arnaldo Schizzi Cambiaghi, diretor clínico do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO).

Gêmeos são crianças nascidas no mesmo parto, ou seja, da mesma mãe e geralmente no mesmo dia. Formalmente eles podem ser de dois tipos: Gêmeos monozigóticos, também chamados de idênticos ou univitelinos, são produto da fertilização de um único óvulo, com posterior divisão do zigoto.

Se esse óvulo se dividir muito cedo os gêmeos serão dicoriônicos (duas placentas) e diaminióticos (dois sacos gestacionais) , ou seja, é possível que gêmeos univitelinos estejam em placentas separadas, diferente do que muita gente imagina!

Inseminação intrauterina
Como pode aumentar a chance de engravidar de gêmeos: assim como a relação sexual programada, os ovários são estimulados através de medicamentos a produzir mais óvulos, pois assim, ao liberar os espermatozoides no útero, pode ocorrer mais de uma fecundação.