É normal sentir cólica com 5 semanas de gravidez?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Corrimento e cólica são sintomas comuns, principalmente nas primeiras semanas da gestação.

Durante a 5ª semana de gestação os sintomas da gravidez já são bastante evidentes. Além da não vinda do período menstrual, o aumento das mamas (a essa altura as dores que incomodavam já amenizaram bastante!) e do abdome já são percebidos com facilidade.

Na primeira metade da gravidez é muito comum que a futura mamãe sinta dor no pé da barriga. Estas dores são comuns pois é necessário que o útero cresce para acomodar o bebê, a bolsa de líquido amniótico e a placenta.

Você deve ficar em alerta quando as dores ficam muito intensas e frequentes.

A formação acontece no primeiro trimestre da gravidez
O primeiro trimestre é o mais delicado porque nesse período há maior chance de ocorrerem não apenas as más-formações, como também os abortos espontâneos. A alimentação da mãe é fundamental para a gravidez de sucesso.

A sua coluna vertebral está crescendo e o seu cérebro já tem dois lobos. Além de alguns órgãos tais como o fígado, os rins e os intestinos começam a se formar. O tubo neural que conecta o cérebro com o cordão espinhal se fechará e começarão a aparecer como pequenas protuberâncias, os membros superiores e inferiores.

Dor de cabeça intensa que não desaparece, alterações na visão, inchaço súbito e/ou ganho de peso inexplicável (que são sintomas de pré-eclâmpsia) Febre ou calafrios. Sangramento intenso, ou sangramento com cólicas ou dor intensa na parte inferior do abdômen.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.

Outro momento em que a cólica na gravidez é normal é a dor no ligamento redondo, que são duas estruturas que vão do útero até a virilha. Como estão na parte inferior do abdômen, esses ligamentos se alargam e ficam mais estreitos durante a gravidez para acomodar o crescimento do útero e sustentar a barriga1.

Dicas para evitar (se possível) as cólicas no início da gravidez. Como a adaptação do corpo feminino ao desenvolvimento do bebê é necessária para uma gestação saudável, as cólicas no início da gravidez são comuns e quase sempre inevitáveis.

Gravidez não é doença, porém consome muita energia, por isso, para ser vivida com mais prazer segurança é necessário não exigir mais do que o corpo suporta. Uma gestação que se desenvolve normalmente não requer repouso, porém, em algumas situações o seu médico pode pedir o repouso relativo ou total.