O que faz a pimenta ser ardida?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Ao ingerirmos o alimento com pimenta, a capsaicina estimula as células nervosas da nossa boca. Essas células nervosas estão conectadas ao nervo trigêmeo, que leva até o cérebro a sensação do ardor. Quanto maior a quantidade de capsaicina liberada pelas glândulas da pimenta, maior será a sensação do ardor.

A responsável pela ardência das pimentas é uma substância chamada capsaicina. Ela fica concentrada na parte branca das pimentas (local onde as sementes estão presas). Apesar de ser responsável pelo ardido, a capsaicina não tem sabor nem cheiro. De fato, ela atua como um estimulador.

capsaicina

A capsaicina é um tipo de capsaicinóide, um composto químico encontrado em todas as pimentas, sobretudo nas vermelhas e picantes. É exatamente essa substância que confere a determinadas pimentas uma ardência bastante característica. A capsaicina é uma substância inodora, incolor e insolúvel em água.

Se você exagerou no tempero durante a preparação de um prato, acrescente algumas colheres de iogurte natural à receita. A dica é difundida pela picante culinária indiana e tem explicação científica.

A pimenta dedo-de-moça é antioxidante e previne o envelhecimento precoce. Uma substância chamada capsaicina dá a ardência da pimenta, mas também possui propriedades antioxidantes, prevenindo doenças crônicas do coração, diabetes, câncer e envelhecimento precoce.

Entre as pimentas comumente consumidas no Brasil e em Portugal, a pimenta malagueta (ou piri-piri) é a mais ardida/quente, com SHU entre 50.000 e 175.000 unidades. Na parte inferior da tabela está a pimenta biquinho, com um índice Scoville de apenas 1.000 SHUs.

Carolina Reaper

A Carolina Reaper atingiu 1,64 milhão na escala de Scoville, que mede o grau de ardência das pimentas. A pimenta malagueta, famosa no Brasil, pode alcançar até 175 mil unidades nessa escala de medida.

A enzima catalase tem grande potencial para o monitoramento da qualidade fisiológica das sementes de pimentas Malagueta e Biquinho; a baixa atividade dessa enzima em sementes oriundas de frutos em repouso está relacionada com sua maior qualidade fisiológica.

capsaicina

O sabor ácido da pimenta (verde ou vermelha) é causado por uma substância chamada capsaicina (estrutura abaixo). As quantidades dessa substância, presentes nas pimentas, variam de 0,1 a 1%, em massa. A estrutura e as propriedades químicas são bem conhecidas.

A capsaicina é o composto químico responsável pela ardência e picância da pimenta. Presente também no pimentão, possui ação analgésica, energética, digestiva, vasodilatadora e antioxidante no organismo. Também beneficia a respiração, combatendo a tosse e a congestão nasal.

A ingestão indiscriminada de pimentas com um nível tão alto de capsaicina pode gerar alguns efeitos colaterais, como aumento da temperatura, dores de cabeça, dores de estômago e até quadros mais complicados, como ataque de asma ou queimaduras no esôfago.