O que falar na primeira sessão de terapia?

Perguntado por: lalmeida . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Algumas sugestões de temas que podem ser abordados na primeira sessão com a psicóloga são: Apresentação pessoal, incluindo informações básicas sobre a sua vida e sobre o motivo que o levou a buscar ajuda psicológica.

O que o psicólogo faz na primeira consulta? No primeiro contato com o psicólogo, você receberá informações sobre o método de trabalho do profissional. Ele deve explicar a abordagem psicoterapêutica que segue (sua especialidade) e te deixar à vontade para fazer todas as perguntas que julgar necessárias.

6 maneiras de se abrir e falar na terapia

  1. Escreva.
  2. Deixe o Psicólogo guiá-lo.
  3. Redefina suas expectativas.
  4. Prepare-se para cada sessão.
  5. Trate seu Psicólogo como o confidente mais próximo com quem você pode compartilhar qualquer coisa.
  6. Peça ao seu Psicólogo para ler seu blog, página do Facebook ou postagem em um grupo de apoio.

Durante as sessões com o psicólogo, os pacientes são convidados a falar sobre os problemas que causam sofrimento em sua vida, como instabilidade financeira, conflitos familiares, baixa autoestima, insatisfação profissional, problemas conjugais e dilemas pessoais.

Se é melhor chamar Psicólogos de doutor, senhor, você ou pelo nome.

O que as anotações mostrarão são os objetivos de terapia, se o paciente está progredindo e as técnicas específicas que o Psicólogo está usado.

O tempo do psicólogo
Mas, os psicólogos preferem não fixar um tempo. Afinal, o paciente pode alcançar bons resultados já em cinco consultas, assim como os benefícios do tratamento podem levar meses ou anos para serem alcançados. Depende de cada caso.

A Terapia Cognitivo Comportamental é utilizada para auxiliar o paciente em diversas questões pessoais e profissionais. Nela, é possível abordar as dificuldades nos relacionamentos – sejam amorosos ou não, escolhas no trabalho, momentos de luto, dificuldades de aprendizagem e outros.

Caso o processo não esteja fluindo e essa trava esteja acontecendo por muitas sessões, converse com o profissional sobre mudar de psicólogo. Isso pode acontecer e é normal. O psicólogo pode ser perfeito para outra pessoa e muito bem recomendado, mas isso não significa que ele vai ser bom para você.

Mentir na terapia
A mentira é uma das piores coisas que podem acontecer durante uma sessão de terapia. Às vezes, tal mecanismo pode ser utilizado como uma defesa para evitar julgamentos e constrangimentos, entretanto, ela vai contra exatamente o que o procedimento propõe.

Não ter o que falar na terapia é normal e não deve impedi-lo de ir à sessão Isso é normal e quase todo mundo já passou por isso e faz parte do processo terapêutico. É importante saber disso pois muitas pessoas acham que, uma vez sem ter o que falar, é hora de parar com as sessões.

Introduções, história familiar breve, o que está acontecendo em sua vida agora, como você se sente sobre isso etc. Lembre-se de que as informações que você passar, quanto mais precisas, darão uma visão mais clara ao psicólogo sobre o que pode estar causando ou contribuindo para o seu problema.

A abordagem analisa como as pessoas podem encontrar a felicidade e a satisfação com a vida através da cura de seus problemas emocionais. O psicólogo estuda os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos pacientes em busca de qualidades, talentos e habilidades. Deste modo, os aspectos positivos são sempre o foco.

Usualmente pessoas que atuam como médicos, advogados, veterinários, dentistas e psicólogos são chamados de doutor ou de doutora.

Além disso, confira algumas dicas que ajudarão você a controlar e enfrentar o medo de forma racional e cautelosa.

  1. Dica 1. Faça autoanálise. ...
  2. Dica 2. Escolha consciente. ...
  3. Dica 3. Conhecendo o inimigo. ...
  4. Dica 4. Silencie a mente. ...
  5. Dica 5. Tenha autocontrole. ...
  6. Dica 6. Compartilhe seu medo. ...
  7. Dica 7. Procure um especialista.