O que é reciprocidade emocional?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Reciprocidade emocional, que envolve mostrar empatia e apoio por outra pessoa e o retorno dessa mesma empatia e apoio quando você precisar.

​Déficits na reciprocidade socioemocional, podendo apresentar, por exemplo, uma abordagem social anormal e dificuldade para estabelecer uma conversa natural, o compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto, bem como dificuldade para iniciar ou responder às interações sociais.

Quando alguém nos faz uma gentileza, um agrado, um favor — enfim, nos promove qualquer espécie de ganho —, nos sentimos impelidos a retribuir o préstimo. Ainda que seja de forma mínima, como a simples pronúncia de uma palavra: “obrigado”.

Aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.
Esses são os quatro pilares que compõem a educação socioemocional, instituída em 1996 pela Unesco, como a base para a educação do século XXI.

A empatia diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro, de maneira a compreender como ele se sente. Trata-se de uma ação com grande poder transformador porque confere ao indivíduo diferentes visões de mundo. Por sua vez, a reciprocidade refere-se ao que é mútuo, ou seja, ao que é dado e recebido.

Ser grato é muito importante, está é uma das formas mais simples de demonstrar reciprocidade. É importante que sejamos gratos pelo que outras pessoas nos fizeram, buscando expressar isto de forma consciente. Então, sempre que você receber algum retorno ou ajuda positiva, expresse sua gratidão.

No caso da expressão "amor recíproco", o recíproco indica que o amor é correspondido. Um acordo recíproco tem o mesmo significado de bilateral, ou seja, é um acordo comum entre as duas partes envolvidas. Neste caso, recíproco é sinônimo de mútuo e envolve as mesmas obrigações para as duas partes que compõem o acordo.

12 sinônimos de reciprocidade para 2 sentidos da palavra reciprocidade: Característica do que é recíproco: 1 reciprocação, recíproca, mutualidade, correspondência, correlação, proporção, interdependência, solidariedade.

No combate ao bullying, as 5 competências socioemocionais, descritas anteriormente, devem ser trabalhadas: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Abaixo listamos algumas das principais competências socioemocionais mais conhecidas.

  • Empatia. ...
  • Foco e responsabilidade. ...
  • Saber lidar com o estresse e a pressão. ...
  • Criatividade. ...
  • Resoluções de problemas mais rapidamente. ...
  • Se tornam ótimos líderes.

Competências socioemocionais: você sabe quais são as dez habilidades mais usadas? Segundo Cristina, são empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.

Ser recíproco se baseia no respeito mútuo, afeto e consideração pelo outro. Ações reais precisam reforçar essa consideração para deixar a outra parte segura. A partir do exemplo fica mais fácil entender o que é a reciprocidade no amor.

A reciprocidade e a cooperação são valiosas para a nossa vida pois todos temos pontos fortes e fracos. E é importante trabalhar junto com outras pessoas para atingirmos felicidade e bem-estar.

Os princípios da reciprocidade nos dizem que devemos partir sempre da autenticidade, da espontaneidade e da bondade humana. Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Relacionamento sem reciprocidade é quando seu parceiro não vibra por você. A pessoa que você ama não se alegra com suas conquistas, te inferioriza, e não quer evoluir com você. Não há elogios sinceros, críticas construtivas e vontade de estar em sua companhia.