O que eram os quilombos?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 19 votos

A comunidade remanescente de Quilombo, inicalmente chamado Quilombo, são espaços e comunidades autônomas criados por populações formadas a partir de situações de resistência social e cultural ...

Os quilombos eram comunidades formadas durante o Brasil colonial por africanos e descendentes que fugiam da escravidão. O maior quilombo do Brasil foi o Quilombo dos Palmares. Os quilombos eram comunidades formadas por africanos escravizados e seus descendentes.

Os quilombos se constituem como territórios que expressam a luta coletiva da população negra ao longo da história e que resistem mesmo diante dos ataques do racismo estrutural.

Quilombo dos Palmares

Quilombo dos Palmares é como ficou conhecido o maior quilombo que existiu na história da colonização do Brasil pelos portugueses. Foi também o maior quilombo de toda a América Latina e, no seu auge, concentrou a população de cerca de 20 mil pessoas.

Quilombolas: quem são e origem
A palavra "quilombo" vem de "kilombo" cujo significado é "acampamento". Na África Ocidental, antes da colonização praticada por europeus, os povos eram nômades e, portanto, não tinham uma habitação fixa. Após longas viagens, os africanos repousavam em acampamentos denominados "kilombos".

Outros quilombos que se destacaram foram: o Quilombo do Campo Grande, que foi uma espécie de confederação de quilombos, do qual fazia parte o Quilombo do Ambrósio, ambos na região da Capitania de Minas Gerais; a Comunidade Quilombola do Caxambu, também em Minas Gerais; o Quilombo Ivaporunduva, em São Paulo; o Quilombo ...

O quilombo do Rio Vermelho, no atual bairro de Salvador, teria sido organizado em 1629 e destruído em 1642. O do Rio Real, em 1640, fora atacado pelo Terço dos Henriques, que participara das lutas pela expulsão dos holandeses em Pernambuco.

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares é um dos grandes nomes da história do Brasil. Ele foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior e mais longevo quilombo da história de nosso país. Zumbi assumiu a liderança do quilombo, em 1678, e resistiu, durante quase 20 anos, contra as investidas dos portugueses.

Entre as cidades brasileiras, Barreirinha, no Amazonas, é a cidade com mais localidades quilombolas do país (167), seguida de Alcântara (74) e Itapecuru Mirim (45), ambas no Maranhão, e Oriximiná (41) e Moju (38), no Pará.

Brasil tem 494 áreas oficialmente destinadas a essa população; mas apenas 12,6% dela consegue viver nesses locais. De acordo com dados do Censo 2022, 1,3 milhão de pessoas se autodeclaram quilombolas no Brasil. A imensa maioria está em territórios que até hoje não foram titulados.

O Quilombo dos Palmares foi o mais célebre dos locais de resistência criados pelos africanos escravizados no Brasil.

Quilombo dos Palmares

O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo da história do Brasil e ao longo do século XVII chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes na Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares ficou conhecido por ser o maior quilombo da história brasileira.

salienta que os quilombos constituem espaços significativamente estigmatizados: reúnem predominantemente pessoas negras e seus descendentes que vivem de forma precária, com baixos níveis de renda, em locais degradados e/ou de difícil acesso, e com uma quase inexistente rede de provisão de serviços públicos (tais como ...

A palavra quilombo tem referência no vocábulo kilombo, da língua Kimbundu, e na variante ochilombo, do Umbundo. Originalmente, foi usada na África subsaariana para designar acampamentos de resistência criados em situações de guerra.