O que era preciso para ser um publicano?

Perguntado por: ralencastro7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Entre os romanos, um publicano era um fazendeiro dos impostos e das receitas públicas, e os oficiais inferiores desta classe foram consideradas opressivo. Os cobradores de impostos eram, muitas vezes, desonestos com as pessoas. Publicano é o nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano.

Os publicanos pertenciam, normalmente, à classe abastada dos cavaleiros, podendo suprir sempre a quota devida a Roma. Organizavam-se nas ditas sociedades de publicanos para pagar o tributo devido a Roma de uma vez só.

Dois homens foram orar no templo. Um era fariseu, o outro era publicano, ou seja, era coletor de impostos.

Eram considerados publicanos os responsáveis pela arrecadação de taxas, tributos e impostos, no âmbito da Antiga Roma Imperial.

Um cobrador de impostos, ou publicano, era alguém que cobrava impostos em nome do governo romano. Na época do Novo Testamento, os cobradores de impostos eram menosprezados, porque colaboravam com os romanos. Além disso, pediam frequentemente muito mais dinheiro do que deveriam.

Mateus

Mateus, também conhecido como Levi, o filho de Alfeu, é o autor desse livro. Ele era publicano, ou coletor de impostos, antes de sua vida mudar para sempre quando atendeu ao convite de Jesus Cristo de segui-Lo.

Segundo Lucas 19,1-10, um homem chamado Zaqueu, funcionário do império, como chefe dos cobradores de impostos, havia se tornado muito rico. Quando soube que Jesus estava passando pela cidade, tentou vê-lo, mas, infelizmente, era tão baixo que a multidão não o impedia de ver o Mestre passando.

Entre os romanos, um publicano era um fazendeiro dos impostos e das receitas públicas, e os oficiais inferiores desta classe foram consideradas opressivo. Os cobradores de impostos eram, muitas vezes, desonestos com as pessoas. Publicano é o nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano.

Para os romanos eram destinados um quarto de todas as colheitas da corveia, trabalho árduo e penoso, destinada à alimentação das tropas romanas baseadas no território palestino; o pedágio era incidente sobre transporte de mercadorias com altíssimas taxas alfandegárias que incidiam sobre as relações regionais e com ...

Zaqueu percebeu que ele estava fora da graça e da vida, por esse motivo, de qualquer forma ele queria ver Jesus. Veja o esforço que esse homem faz quando sobe na árvore para poder vê-Lo. Antes que Zaqueu quisesse ver Jesus, Ele já tinha enxergado o coração desse homem há muito tempo.

Os publicanos da Bíblia eram judeus que trabalhavam para os romanos. Esses indivíduos eram vistos como traidores de seus próprios compatriotas. Em vez de lutar contra os romanos, os publicanos cobradores de impostos os ajudavam – e enriqueciam no processo, às custas de seus companheiros judeus.

Inicialmente, o Império Romano cobrava dois tipos de impostos, o imposto direto e o imposto indireto. Em suma, o imposto direto era cobrado sobre as terras e os indivíduos. E era recolhido pelo próprio império através de seus agentes regulares.

Em primeiro lugar, a Parábola do Fariseu e o Publicano ensina que Deus perdoa erros e não justificativa. Em si mesmo, o fariseu considerava que não tinha do que se arrepender. Logo, ele também não tinha do que ser perdoado.