São exemplos de metáfora?

Perguntado por: hcustodio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Vamos ver mais exemplos:

  • Gabriel é um gato. (subentende-se beleza felina)
  • Lucas é um touro. (subentende-se a força do touro)
  • Fernando é um anjo. (subentende-se a bondade dos anjos)
  • Dona Filomena é uma flor. (subentende-se a beleza das flores)
  • Ludmila é fera em matemática. (subentende-se a esperteza)

O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

É o uso de uma palavra com o significado de outra. É um tipo de comparação subjetiva, momentânea. Consiste no uso de uma palavra ou uma expressão em um sentido incomum, manifestando de maneira implícita uma relação de semelhança entre dois termos.

Exemplos de metonímia de vários tipos
Parte pelo todo: Ele possuía inúmeras cabeças de gado. Causa pelo efeito: Consegui comprar a televisão com meu suor. Autor pela obra: Muitas vezes, li Camões. Inventor pelo Invento: Por que esperar?

Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.

Comparação: apresenta explicitamente palavras que marcam a comparação que está sendo feita: “como”, “tal qual”, “feito” etc. Metáfora: é uma comparação implícita e em sentido figurado, ou seja, sem usar palavras que marquem a comparação e sem poder ser entendida literalmente.

Uma das figuras de linguagem mais conhecidas, a metáfora é utilizada para fazer a comparação entre dois ou mais elementos sem utilizar termos que indiquem que uma comparação está sendo feita, deixando de forma implícita. Veja o exemplo abaixo: Carolina é um doce de pessoa.

"A metáfora é uma comparação implítica entre dois elementos de realidades muito diferentes. Por exemplo, quando eu digo que a Amazônia é o pulmão do mundo, eu construo uma metáfora porque associo uma capacidade respiratória do mundo à existência da Amazônia", explica Thiago Braga, professor de redação do pH.

Usar uma metáfora visual significa utilizar os elementos gráficos ou mesmo as cores e disposição dos elementos para transmitir uma mensagem.

Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase. Exemplos: elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora. Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.

Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio! Certamente, a pessoa está sentindo muito frio, mas ela não está, de fato, congelando. Ela apenas utilizou a hipérbole para enfatizar o frio que sente.

Exemplos de metonímia

  • O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana. ...
  • Assistimos a um Godard hoje. ...
  • Bebeu uma garrafa de suco e ainda queria mais. ...
  • Em muitas ocupações, a mulher ainda ganha menos do que o homem. ...
  • Vou ao barbeiro uma vez por mês.

O que é Metáfora e Metonímia:
Metáfora e metonímia são duas figuras de linguagem, mais concretamente, constituem figuras de palavras. A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. A metáfora é importantíssima na comunicação humana.

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Metafórica é o feminino de metafórico. O mesmo que: figurada, translata, tropológica.

Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.