O que é uma onda de exemplos?

Perguntado por: rmatos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

São geradas por algum tipo de estímulo, que pode ou não ser periódico, isto é, pode ou não se repetir com regularidade. São exemplos de ondas: ondas eletromagnéticas (luz visível, radiação infravermelha, raios ultravioletas, ondas de rádio), som, vibrações e terremotos.

As ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. O elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares.

Se colocarmos uma fita em um ponto qualquer entre as duas pontas da corda, veremos que, com a passagem da oscilação, a fita vai fazer um movimento de sobe e desce, descrevendo então um MHS, sem ser transportada pela perturbação. Essa perturbação que se propaga ao longo de uma corda recebe o nome de onda.

Onda é um pulso que se propaga de um ponto a outro transportando energia sem transportar matéria. As ondas podem ser classificadas com relação à sua natureza de vibração como mecânicas e eletromagnéticas.

Uma onda é uma perturbação que se propaga através do espaço, desde o ponto que é produzida, transportando energia, momento linear mas não transporta matéria.

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

Existem ondas de natureza mecânica, eletromagnética e gravitacional. Quanto à sua propagação, podemos classificar três tipos de ondas: ondas unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Quanto à direção de perturbação, são dividas em ondas transversais e longitudinais.

Onda: é qualquer sinal que se transmite de um ponto para outro de um meio com velocidade definida (sem que haja transporte direto de matéria entre esses dois pontos). Tipos de ondas: ondas mecânicas (leis de Newton), ondas eletromagnéticas (equações de Maxwell), ondas de matéria (equação de Schrödinger).

As ondas transversais são aquelas cuja direção de propagação da onda é perpendicular á direção de vibração. Como exemplo de ondas transversais temos as ondas que se propagam numa corda.

Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais, como sólidos, líquidos e gasosos. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas.

A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.

Ondas mistas: quando ocorrem vibrações transversais e longitudinais (não costumam ser cobradas nas provas). Exemplo: ondas na superfície da água.

O som é classificado como uma onda mecânica (precisa de um meio de propagação), longitudinal (possui a propagação paralela à vibração) e tridimensional (propaga-se em todas as dimensões).

As ondas podem ter três naturezas distintas: mecânicas, eletromagnéticas e gravitacionais. As ondas podem propagar-se em uma, duas ou três direções do espaço, sendo classificadas, respectivamente, como ondas unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais.

As ondas podem ser classificadas conforme a natureza, o tipo de vibração e a direção da propagação. Quanto à natureza, existem dois tipos: mecânicas e eletromagnéticas.

A função de uma onda, ou seja, a função de uma perturbação que se propaga em um meio, tem duas variáveis (posição e tempo). Nesse caso representaremos tais variáveis por (x e t).