O que é vírgula aposto?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

O aposto, normalmente, é separado, por vírgulas, da palavra ou expressão a que se refere. Isso ocorre nos seguintes tipos: explicativo, comparativo, circunstancial, e da oração. Em alguns casos, o aposto deve ser separado por vírgulas. Aposto explicativo: A França, um país europeu, tem um cinema excepcional.

É o termo da oração que explica, esclarece, identifica ou resume o conteúdo de outro termo. Exemplos: Henrique disse que não consegue mais trabalhar, fato que me deixou bastante preocupada. Os pais têm um único desejo: que os seus filhos sejam sempre felizes.

O aposto é um termo acessório da oração. Ele pode ser explicativo, enumerativo, recapitulativo, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação ou da oração. O aposto deve ser identificado em uma oração. Aposto é um dos termos acessórios da oração.

O aposto é uma palavra ou expressão que explica ou especifica outro termo da oração. Geralmente, a pausa entre um termo e outro vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois pontos ou travessão.

Aposto: 7 tipos que você precisa conhecer

  • 1 – Aposto resumidor ou recapitulativo. Resume uma sequência de termos, usando os pronomes indefinidos “tudo”, “nada”, “nenhum”. ...
  • 3 – Aposto explicativo. Apresenta pontuação (vírgula, duas vírgulas, dois pontos e travessões). ...
  • 6 – Aposto oracional. ...
  • Vocativo x Aposto.

Há sete tipos de aposto, dependendo da maneira como organizam a informação que agregam ao elemento: explicativo, enumerativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo ou aposto de oração.

O vocativo pode ser formado por: Substantivo, por exemplo: Laís, faça o trabalho de casa. Adjuntos adnominais, por exemplo: Força, meu amor, nós conseguiremos. Pronome pessoal do caso reto, por exemplo: Atenção, você, diminua a velocidade.

Como separar o aposto? O aposto, normalmente, é separado, por vírgulas, da palavra ou expressão a que se refere. Isso ocorre nos seguintes tipos: explicativo, comparativo, circunstancial, e da oração. Em alguns casos, o aposto deve ser separado por vírgulas.

O vocativo é um elemento isolado da oração e, portanto, independente, servindo para chamar a atenção do interlocutor. O aposto, por sua vez, é um termo ligado a outro elemento da oração e serve para explicar, determinar ou especificar o elemento ao qual está ligado.

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

O aposto explicativo serve para explicar ou esclarecer um termo da oração. Na frase, aparece destacado por vírgulas, parênteses ou travessões. Júlia, a melhor aluna da turma, passou de ano com notas altíssimas.