Qual alternativa abaixo cuja frase não apresenta um vocativo?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Resposta verificada por especialistas. A alternativa que não apresenta um vocativo é a letra C. Isso porque "Melissa, Maria e Levi" garante um estado de dependência na frase; isto é, sem esse trecho, o enunciado não faria sentido completo. Isso é uma das principais características de um vocativo.

O vocativo pode aparecer no início, meio ou final das frases, porém não tem relação sintática com os demais termos da oração. Ele é um termo que não tem dependência, não pertencendo nem ao sujeito, nem ao predicado.

Podemos concluir que: Vocativo: é a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido.

Resposta verificada por especialistas. O termo "pai" consiste sintaticamente em um vocativo (alternativa C).

O vocativo é a palavra ou expressão que serve para chamar, invocar uma pessoa, animal ou coisa personificada.

O vocativo pode ser formado por: Substantivo, por exemplo: Laís, faça o trabalho de casa. Adjuntos adnominais, por exemplo: Força, meu amor, nós conseguiremos. Pronome pessoal do caso reto, por exemplo: Atenção, você, diminua a velocidade.

Vocativos são termos isolados da oração que cumprem função de chamar a atenção do interlocutor ou colocá-lo em evidência no discurso. Por estarem isolados no enunciado, não exercem função de sujeito e nem de predicado, aparecendo separados do restante da oração por alguma pontuação, que normalmente é a vírgula.

É o único termo isolado dentro da oração, pois não se liga ao verbo nem ao nome. Não faz parte do sujeito nem do predicado. A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo. É marcado por sinal de pontuação e admite anteposição de interjeição de chamamento.

Vocativo: é o termo da oração que possui a função de chamar diretamente o interlocutor (função apelativa de 2ª pessoa).

12 – Em qual alternativa o nome Maria não é um vocativo? Em A, B e D, o nome Maria exerce a função sintática de vocativo. Vocativo é o nome do termo sintático que serve para nomear um interlocutor ao qual se dirige a palavra. Em C, o nome Maria é o complemento do verbo transitivo “amar”.

e) vocativo. Sobre o vocativo, é correto afirmar: a) Termo utilizado para explicar, enumerar, resumir ou especificar outro termo, como um substantivo, pronome, etc., ou outra oração, podendo aparecer antes ou depois do termo ao qual se refere na frase.