Qual é o vocativo no bilhete?

Perguntado por: ncavalcanti . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 2 votos

As cartas, e-mails e bilhetes sempre devem vir com vocativo, que podem variar de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores (os agentes da comunicação, Page 2 quem fala e quem ouve). São exemplos de vocativos: Caro professor; Querido amigo, Prezado senhor, dentre outros.

O vocativo pode ser formado por: Substantivo, por exemplo: Laís, faça o trabalho de casa. Adjuntos adnominais, por exemplo: Força, meu amor, nós conseguiremos. Pronome pessoal do caso reto, por exemplo: Atenção, você, diminua a velocidade.

Pode aparecer precedido por interjeição
Ele deve aparecer entre vírgulas ou com outro sinal de pontuação que passe esse destaque, o ponto de reticências e exclamação são alguns exemplos. O vocativo pode aparecer acompanhado de interjeições de apelo, a mais comum é a interjeição "ó".

Nessas orações, os termos destacados são vocativos: indicam e nomeiam o interlocutor a que se está dirigindo a palavra. Obs.: o vocativo pode vir antecedido por interjeições de apelo, tais como ó, olá, eh!, etc. Por Exemplo: Ó Cristo, iluminai-me em minhas decisões.

Nas cartas, é necessário escrever, na primeira linha do texto, o momento e o local em que o remetente (aquele que envia a carta) está quando escreve. Por exemplo: “São Paulo, 07 de abril de 2019”. Prezada professora Maria, Perceba, “Prezada professora Maria” é o vocativo dessa carta.

Os vocativos costumam aparecer isolados da oração por uma vírgula. É comum que estejam no início do enunciado. Amiga, você sabe que horas são? Pessoal, venha ver isso!

Significado de Evocativo
adjetivo Capaz de provocar evocação.

2 – No vocativo: é utilizado no início do texto do documento, de modo a dirigir-se ao destinatário, sendo o vocativo seguido por vírgula. Por exemplo, ao escrever um documento a um Ministro de Estado, é necessário colocar no início do seu texto: “Senhor Ministro, “.

Aposto estabelece relação sintática com outro termo da oração. Exemplo: Aquela menina, Helena, ainda não almoçou. Vocativo não estabelece relação sintática com outro termo da oração. É um termo independente.

De forma bem simplificada, o sujeito pode ser entendido como quem pratica a ação verbal, enquanto o vocativo serve como termo de chamamento.

Caso o vocativo apareça no meio da oração, ele será tratado como um aposto, ou seja, entre virgulas. Na hipótese do vocativo ao final da sentença, ele será precedido pela vírgula: Parabéns, querido!

Veja exemplo: Oh, Senhor, escutai minhas súplicas! Cura Tereza, minha filha querida, dessa doença terrível! Na frase acima o termo “Oh, Senhor” é o vocativo e “minha filha querida”, o aposto.

12 – Em qual alternativa o nome Maria não é um vocativo? Em A, B e D, o nome Maria exerce a função sintática de vocativo. Vocativo é o nome do termo sintático que serve para nomear um interlocutor ao qual se dirige a palavra. Em C, o nome Maria é o complemento do verbo transitivo “amar”.

Exemplos de frases com vocativo

  • Não faça isso, meu amigo! ( Vocativo)
  • Senhor síndico, faremos ou não essa reunião? ( Vocativo)
  • Passar em provas, consurseiros, é necessário força de vontade e determinação! ( Vocativo)
  • Ó pátria amada, idolatrada, salve salve! ( Vocativo)