O que é utopia religiosa?

Perguntado por: ncavalcanti . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Conforme Boff (2017) as religiões carregam consigo uma utopia, ou seja, em seu discurso, propõe um novo mundo mais harmonizado, irmanado, e que toda sorte de sofrimento e crises, inclusive sociais e econômicas, se possível sejam alijadas e amenizadas na convivência humana.

Utopia é o sentimento motivador da realização do Reino de Deus que se constrói com a força das pessoas simples assim como podemos perceber no texto bíblico. Este Reino é o Reino da persistência, conhecimento, comunhão. Da espiritualidade e da solidariedade.

Por extensão semântica, chamamos de utopia qualquer ideia que seja decorrente da imaginação, da fantasia e do sonho. Thomas Morus, humanista inglês que viveu no século XV, criou o termo quando nomeou uma ilha imaginária que teria um sistema de governo perfeito.

Utopia é a ideia de civilização ideal, fantástica, imaginária. É um sistema ou plano que parece irrealizável, é uma fantasia, um devaneio, uma ilusão, um sonho. Do grego “ou+topos” que significa “lugar que não existe”.

A religião em Utopia
Apesar de ter se oposto tão firmemente à Igreja Anglicana criada pelo rei, em Utopia todos têm liberdade religiosa e apenas deveriam ser vistos com desconfiança aqueles que não professavam nenhuma fé.

A utopia luta pela materialização de um desejo presente. Ela 'projeta', isto é, 'lança adiante de si' as coisas que devem acontecer e poderão acontecer se o homem quiser. A imaginação utópica dá à luz o que já está presente no seio das coisas”.

O pensamento utópico é um modo de vislumbrar as virtualidades ocultas na realidade imediata e de sonhar com uma outra realidade, uma sociedade idealmente mais perfeita do que aquela em que vivemos. É a esperança e o desejo de superar o imediato, no qual estamos mergulhados, que alimenta a utopia.

7 sinônimos de utopia para 1 sentido da palavra utopia: Ideia irrealizável: 1 fantasia, ficção, sonho, quimera, ilusão, invenção, mito.

Utopia é um termo que indica um lugar inexistente ou, ao menos, distante. É um termo que pode ser aplicado às várias tentativas ao longo da história da humanidade de estabelecer-se uma crítica social que melhorasse as condições vigentes por meio da apresentação de um modelo ideal.

A distopia é a representação de uma realidade ou sociedade imaginária opressora e aterrorizante. É o oposto de utopia.

As duas formas de utopia descritas até agora apresentam uma característica em comum: estar além do político e do humano; existe uma terceira utopia contemporânea que se distingue das duas anteriores justamente por ser humana e política: a utopia cosmo-política.

O termo utopia costuma ser utilizado para descrever uma sociedade imaginária que possuiria qualidades altamente desejáveis ou quase perfeitas para os seus cidadãos.

Embora não exista, a utopia poderia se tornar a realidade do amanhã. Isso porque em tese, ela pode acontecer, já que não podemos prever o futuro. Ou seja, não é apenas pensável, mas possível, depende apenas das condições e das decisões de nossa sociedade.

Utopia é uma palavra que foi cunhada pelo romancista, estadista e humanista inglês Thomas More, em 1516.

Ele distingue ideologia e utopia. A primeira refere-se ao conjunto de ideias que objetivam manter a ordem existente; a segunda, às ideias que fundamentam as ações pela transformação desta.

O que você precisa saber para escrever uma utopia
Os autores de utopias geralmente constroem uma sociedade utópica de acordo com sua crença e filosofia pessoais, pensando em como uma sociedade perfeita se pareceria e quais problemas poderiam ser contornados até que o status de perfeição pudesse ser alcançado.