O que é ideologia utópica?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Reservamos a expressão utopia para as ideologias contestatórias, as quais colocam-se como objetivo o revolucionamento da ordem social e, portanto, a construção do “não-existente” a partir da negação do “existente”. Por isso, é mais comum falarmos em utopias comunista, socialista e anarquista.

O pensamento utópico é um modo de vislumbrar as virtualidades ocultas na realidade imediata e de sonhar com uma outra realidade, uma sociedade idealmente mais perfeita do que aquela em que vivemos. É a esperança e o desejo de superar o imediato, no qual estamos mergulhados, que alimenta a utopia.

Recebe o nome de utopia a ideia de uma civilização ideal, imaginária e fantástica. Trata-se de um sistema ou plano que parece não ser possível na prática. Algo que tem a forma de ilusão, sonho, devaneio ou fantasia. A palavra utopia se origina do grego “ou+topos” que pode ser traduzido como “lugar que não existe”.

Resumo e características da obra
Utopia descreve uma república imaginária governada pela razão e tem como objetivo contrastar com a realidade cheia de conflitos da política europeia da época.

Para Mannheim, o conceito de 'utopia' se desenvolveria em contraposição à noção de 'ideologia': a tensão entre um e outro estaria na base de toda comunidade.

Algumas características comuns das sociedades utópicas incluem a igualdade social, a justiça, a liberdade e a harmonia entre os indivíduos. No entanto, muitas vezes as utopias são vistas como impossíveis de serem alcançadas na prática, pois dependem da mudança radical do comportamento humano.

O socialismo utópico é uma corrente do socialismo muitas vezes descrita como a apresentação de visões e contornos para as sociedades ideais imaginárias ou futuristas, com ideais positivos sendo a principal razão para mover a sociedade em tal direção.

Utopia é a ideia de civilização ideal, fantástica, imaginária. É um sistema ou plano que parece irrealizável, é uma fantasia, um devaneio, uma ilusão, um sonho. Do grego “ou+topos” que significa “lugar que não existe”.

A utopia luta pela materialização de um desejo presente. Ela 'projeta', isto é, 'lança adiante de si' as coisas que devem acontecer e poderão acontecer se o homem quiser. A imaginação utópica dá à luz o que já está presente no seio das coisas”.

O termo Utopia foi criado pelo inglês Thomas More para intitular um romance filosófico em 1516. Para compor a palavra, Thomas More juntou duas palavras gregas: "ου" (não) e "τοπος" (lugar), ou seja, se formos interpretar a palavra seguindo sua etimologia, Utopia significa um lugar que não existe na realidade.

As utopias políticas se apresentam como formas predominantemente "puras" de organização social. Elas carregam um discurso ideológico que se apresenta como uma crítica à sociedade em que surgiram e, ao mesmo tempo, como o projeto de um mundo melhor.

Chamados de socialistas utópicos, esses pensadores deram os primeiros passos no desenvolvimento das teorias socialistas. Os seus principais representantes são Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.

7 sinônimos de utopia para 1 sentido da palavra utopia: Ideia irrealizável: 1 fantasia, ficção, sonho, quimera, ilusão, invenção, mito.

A utopia, para Freire, se caracteriza como um modo de estar- sendo-no-mundo, que exige um conhecimento da realidade, pois conhecer é possibilidade de "pro-jetar", lançar-se adiante, buscar. 0 homem busca porque não está completamente "acabado", por ser "inconcluso", por "esperar".