O que é uma resenha informativa?

Perguntado por: rescobar . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 13 votos

A resenha descritiva é informativa, pois consiste em uma forma de expor algo relativo a um conteúdo, sem relatar a sua história e fazer julgamentos.

Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita

  1. Identifique e apresente a obra analisada.
  2. Faça um panorama inicial.
  3. Descreva a estrutura da obra.
  4. Discorra sobre conteúdo.
  5. Faça sua análise crítica.
  6. Identifique o público-alvo e faça recomendações.
  7. Discorra um pouco sobre o autor.

Resenha crítica é um texto proveniente do jornalismo que tem como objetivo expor a opinião do autor sobre determinado livro, filme, série, peça de teatro, show, dança etc. A resenha é muito procurada na internet pelos usuários a fim de saberem a respeito de algum livro ou série antes de consumi-los.

Resenha é um texto curto que tem como objetivo transmitir ao leitor a ideia contida em um livro, um artigo ou um filme, por exemplo. Há dois tipos de resenha: descritiva e crítica. A resenha descritiva faz a descrição de uma obra, por exemplo, de um livro.

Como começar uma resenha? O primeiro passo para iniciar uma resenha é ler profundamente a obra, depois contextualize a obra a ser resenhada no texto, fazendo com que o leitor conheça um pouco mais sobre a obra que será analisada. Após o escritor irá explanar seu ponto de vista no texto.

Esse resumo inicial pode ser feito da seguinte maneira: A obra: título, subtítulo (se houver) e ano de publicação. O autor: nome, nacionalidade, data de nascimento e morte, algumas características que o destaque. O tema: o tema central levantado pelo autor da obra e que será apresentado na resenha.

A diferença entre resumo e resenha está basicamente na quantidade de informações apresentadas sobre a obra. Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos.

Resenha é um gênero textual que tem o objetivo de fazer levantamentos críticos ou comentários a respeito de um livro, filme, peça teatral etc. Como se trata de um texto que aborda outro texto, são necessários alguns procedimentos a fim de que as vozes dos autores (da resenha e da obra resenhada) não se misturem.

Embora não exista um limite de páginas, recomenda-se que o conteúdo tenha de 6 a 10 parágrafos. Isso dá em torno de duas páginas. A resenha é um texto de natureza descritiva.

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.