O que é uma ponte fixa?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 6 votos

De acordo com o Glossário de termos de Prótese Dentária, a Prótese Dentária Fixa é a área que lida com a reposição e/ou restauração de dentes através com a de substitutos artificiais que não são prontamente removidos da boca.

O que é uma ponte fixa no dente e quais os modelos disponíveis? A ponte dentária de um dente é um dispositivo protético indicado para preencher o espaço de um dente ausente, e dessa forma, utiliza dentes vizinhos como pilares de apoio. Também é conhecida como prótese parcial fixa, dente pôntico ou ponte dentária fixa.

No geral, o tempo aceitável da vida útil de uma prótese dentária sobre implantes ou dentes naturais na boca é de 5 anos. No entanto, há casos de destaque, como a prótese dentária de porcelana em metal, que pode durar de 7 a 8 anos, a de metal de 15 a 20 anos e a somente em porcelana por volta dos 15 anos.

Implante vs ponte, implante dentários são dentes artificiais implantados que permitem que o osso cresça em torno do implante. Pontes dentárias são usadas para fechar a lacuna entre dentes ausentes usando coroas e dentes artificiais.

Ponte dentária fixa de porcelana com 3 elementos (dois pilares e um dente suspenso) é utilizada quando ocorreu a perda total de 1 dente e seu valor é em torno de R$ 2.785,00; Ponte dentária adesiva, utilizada em dentes da frente, tem um valor aproximado de R$ 1.359,00.

Dentadura fixa em porcelana sobre metal
Com elevada durabilidade e resultados estéticos ótimos, ela traz como desvantagem seu custo mais elevado e risco para alergias ao metal de próteses dentárias.

Em geral, o dentista indica o implante quando o paciente busca uma solução permanente e qualificada para seu problema de perda dentária, com uma estética aprimorada. Já a prótese fixa é mais recomendada para quem tem pressa em recuperar um dente ou poucos dentes perdidos.

Uma desvantagem da próteses dentárias fixas é que não apresentam separação entre os dentes e portanto não permitem a higienização com fio dental tradicional. Outra desvantagem é que a fabricação da prótese dentária fixa exige preparo (desgaste) dos dentes pilares laterais para suporte da ponte.

De maneira geral, a prótese dentária em porcelana pura aparece como o melhor material para prótese dentária fixa – seguida pela porcelana sobre zircônia. Como opção mais em conta está a zircônia pura, menos estética porém com durabilidade superior às demais, e as antigas porém eficientes metalocerâmicas.

Diante dessa situação, a questão “qual a prótese dentária mais indicada?” ganha uma resposta bastante clara: a prótese total, mais conhecida popularmente como dentadura. A prótese total é especialmente desenvolvida para pessoas que perderam todos os dentes, seja no arco superior, no inferior, ou em ambos.