O que é uma patologia social?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

A noção de patologia social remete a teoria crítica da sociedade, colocando em evidencia a precariedade de grupos, indivíduos e cidadãos infra-valorizados e em situações sub-humanas.

A patologia social está, em suma, associada às formas de ausência de regras e enfraquecimento dos valores, ou às formas de anomia (na terminologia de Durkheim).

Além de significar o estudo das alterações produzidas no organismo pelas doenças, o termo patologia é também utilizado para designar essas mesmas alterações. Ex.: patologia da hipertensão arterial, patologia da febre tifóide, patologia da doença de Chagas etc.

O fato social patológico é aquele que se desenvolve fora da norma, como uma doença. Ele é perigoso, e quando atinge uma dimensão maior, pode afetar negativamente a sociedade. Os fatos sociais patológicos podem ser, por exemplo, os crimes, o homicídio e a violência como um todo.

Fatos sociais
No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Fato social normal: decorre do desenvolvimento da sociedade a partir de uma norma comum que visa a coesão entre os seus membros. Por exemplo, o velho aperto de mãos. Fato social patológico: se desenvolve fora da norma, como uma doença. Como, por exemplo, as práticas criminosas e violentas.

A Patologia é o ramo da ciência médica que estuda as alterações morfológicas e fisiológicas dos estados de saúde. Quando essas alterações não são compensadas podemos dizer que um indivíduo está doente. Etimologicamente, o termo "patologia" origina-se do grego ("pathos" = sofrimento, doença; "logia" = estudo).

Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) ou anatomia patológica é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados, tanto na medicina quanto em outras áreas do conhecimento como matemática e engenharias, onde é conhecida como "Patologia das Edificações" e estuda as ...

Tradicionalmente, o estudo da patologia é dividido em:

  • Patologia geral.
  • Patologia especial.
  • Etiologia.
  • Patogenia.
  • Alterações morfológicas.
  • Fisiopatologia.

Os problemas patológicos podem ser classificados em simples, ou seja, quando possuem padrão e podem ser resolvidos sem acompanhamento do profissional responsável, e os complexos, sendo estes, os problemas mais raros, que demandam uma minuciosa investigação e um amplo conhecimento sobre o assunto (Souza & Ripper, 1998).

Quando surge algo tido como patológico, então o médico especialista indica isso como uma condição que dá origem para determinada doença. Ou seja, ele não menciona a origem da doença, mas sim do processo que faz com que ela se origine.

PROCESSO PATOLÓGICO: É o conjunto de alterações morfológicas, moleculares, e ou funcionais que surgem nos tecidos após as agressões. Entende- se que o processo patológico é compreendido de eventos que culminem em alterações da Homeostasia.