O que é uma charge retrata?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

A charge é um tipo de texto que retrata um acontecimento ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto sócio-histórico específico, e que exige do interlocutor o conhecimento desses fatores para ser entendida, pois fora dele, provavelmente, perderá sua força comunicativa.

Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas.

Resposta verificada por especialistas. Os tipos de uma charge podem ser voltadas para a ironia, além de textos em formatos verbais, não verbais e mistos.

A charge é uma história contada em um breve texto e ilustrada em quadrinhos. Surgiu na Europa e foi publicada no Brasil pela primeira vez em 1837, e tratavam de críticas ao império. Quando foi criada, era vendida separadamente nas ruas, mas rapidamente se popularizou e passou a ser publicada em jornais e revistas.

As charges podem ou não conter textos (legendas ou balões de diálogos). As charges são elaboradas por desenhistas (chargistas ou cartunistas) e podem retratar diversos temas como, por exemplo, assuntos cotidianos, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc.

A charge é um texto do campo jornalístico que apresenta elementos verbais e não verbais e tem como principal característica a realização de uma crítica do cotidiano. A charge é uma sátira com críticas ácidas de nossa atualidade.

Charge é uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens, feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade.

A charge é um gênero jornalístico que se utiliza da imagem para expressar à coletividade o posicionamento editorial do veículo. É uma crítica carregada de ironia e que reflete situações do cotidiano.

"Caricatura é uma fotografia desenhada e evolui para a charge, que tem duas características especiais: é circunstancial e temporal. Como a charge, o cartum é apresentado em um quadro apenas. Um conjunto de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho.

O objetivo da charge consiste em trazer uma reflexão e crítica sobre como muitas pessoas passam grande parte do dia vivendo no mundo online e acabam se esquecendo de viver no mundo que as rodeiam dando preferência até aos relacionamentos online e não proporcionando a devida atenção aos que estão perto, como se observa ...

Criando a charge

  1. Pense em como aproveitar melhor o espaço disponível.
  2. Descubra quais os elementos mais importantes e destaque-os no leiaute.
  3. Algumas das ideias originais podem não se encaixar ou prejudicar o entendimento da mensagem. Pense bem e tente remover os elementos "sobrando".

Segundo Bakhtin (2003), a charge é um gênero discursivo da esfera jornalística, organizado por elementos verbais e não verbais. Tem por função primeira provocar o humor e o riso, recursos para atrair o leitor para algo mais sério, revelado pela crítica que o chargista pretende veicular.