Quando a charge foi produzida em que contexto?

Perguntado por: apacheco2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

Segundo Teixeira (2001), o gênero charge, no Brasil, tem uma longa trajetória de desenvolvimento e três momentos de ama- durecimento. Esse processo começa com a chegada de imigrantes europeus – pintores e desenhistas – ao Rio de Janeiro durante o século XIX.

Contexto Sócio-Histórico
Esta charge foi produzida em meados de 2007, quando ecoou incansavelmente na mídia o escândalo da venda de gado do então presidente do senado, Renan Calheiros e do Senador Joaquim Roriz.

Questão A charge faz referência. aos órgãos de censura, de repressão e de controle do governo de Getúlio Vargas, no período intitulado de Estado Novo.

Seu principal objetivo é estabelecer uma opinião crítica e, através dos elementos visuais e verbais, persuadir o leitor, influenciando-o ideologicamente.

A charge é uma história contada em um breve texto e ilustrada em quadrinhos. Surgiu na Europa e foi publicada no Brasil pela primeira vez em 1837, e tratavam de críticas ao império. Quando foi criada, era vendida separadamente nas ruas, mas rapidamente se popularizou e passou a ser publicada em jornais e revistas.

b) O que a charge representa no contexto da Revolução Francesa? Qual é o possível significado da pedra sobre aquela pessoa? A charge representa a crítica sobre o pagamento dos altos impostos e do dízimo obrigatório pelo Terceiro Estado. Provavelmente, a pedra representa o peso desses tributos sobre o Terceiro Estado.

A charge faz menção ao Pacto germano-soviético, um acordo de neutralidade assinado entre a Alemanha e a União Soviética em agosto de 1939. Além disso, esse pacto estipulava em cláusulas secretas a divisão territorial da Polônia entre as duas nações e a anexação dos países bálticos e da Finlândia pela União Soviética.

Charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais que despertam o interesse público. Muito usado em jornais e revistas por causa do cunho político e social. É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas.

A charge é classificada como um texto que apresenta elementos verbais e não verbais e que tem como intuito fazer uma crítica sobre determinado acontecimento do nosso cotidiano. Por ser um texto do campo jornalístico, ela pode ser encontrada com frequência em jornais, revistas e mídias digitais.

A história da charge teve início na Europa no princípio do século XIX, quando pessoas que se opunham ao governo atreveram-se a criar uma nova forma de expressão para criticar a tirania e os desmandos de seus representantes.

Resposta verificada por especialistas. Os tipos de uma charge podem ser voltadas para a ironia, além de textos em formatos verbais, não verbais e mistos.

A charge faz uma crítica a um acontecimento atual, normalmente de caráter político ou social. Um leitor desatento suporia se tratar de uma piada, mas à luz de uma leitura cuidadosa, perceberá que se trata, na verdade, de uma poderosa crítica, de uma tomada de posição vigorosa.