O que é interpretação de charge?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

A charge utiliza linguagem não-verbal para expressar uma ideia de maneira humorística. Às vezes, a figura também é acompanhada de texto. Para interpretá-la, é necessário conhecimento de mundo e senso crítico. Geralmente, a charge é vinculada à imprensa sendo utilizada para realizar críticas político-sociais.

Como ler e interpretar uma charge

  1. 1 - Leia charges. ...
  2. 2 - Faça perguntas à charge. ...
  3. 3 - Atenção aos detalhes. ...
  4. 4 - Busque o objetivo da charge. ...
  5. 5 - Relacione a charge com o enunciado da questão. ...
  6. 6 - Mantenha-se bem informado.

Assim, a leitura de charges desenvolve a argumentação crítica do aluno, na qual a língua, constitutiva do ser humano possui consciências das pessoas (envolvidas no processo) e significa as suas angústias, descontentamentos e medos com o processo político e cultural da sociedade em questão.

Charge é uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens, feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade. O termo charge tem origem no francês "charger" que significa "carga".

Charge de 1789 que satiriza o espanto da nobreza e do clero com o despertar do Terceiro Estado do seu estado de opressão.

É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas. A charge pode vir com um ou mais personagens, geralmente personalidades públicas. Mas também costuma apresentar pessoas envolvidos na política, devido ao seu teor crítico. Podendo conter ou não legendas e balão de fala, faz uso do humor.

Passo a passo de como fazer charge

  1. Escolha do tema. O primeiro passo para fazer charge é escolher um tema atual e relevante, que possa ser abordado com humor e ironia. ...
  2. Criação do conceito. ...
  3. Desenvolvendo personagens e cenários. ...
  4. Esboço e refinamento. ...
  5. Inking e adição de texto. ...
  6. Finalização.

Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas.

A charge faz uma crítica a um acontecimento atual, normalmente de caráter político ou social. Um leitor desatento suporia se tratar de uma piada, mas à luz de uma leitura cuidadosa, perceberá que se trata, na verdade, de uma poderosa crítica, de uma tomada de posição vigorosa.

As charges e as tirinhas podem ser textos não-verbais ou híbridos. A diferença entre eles está na quantidade de quadros. Enquanto a charge apresenta apenas um, bastante impactante, a tirinha traz dois ou mais quadros e uma história a ser acompanhada. Geralmente, ambos abordam algum tema atual e com muita criticidade.

Segundo Bakhtin (2003), a charge é um gênero discursivo da esfera jornalística, organizado por elementos verbais e não verbais. Tem por função primeira provocar o humor e o riso, recursos para atrair o leitor para algo mais sério, revelado pela crítica que o chargista pretende veicular.

A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque. questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento. considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais. enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

A charge identifica os Estados (ou Ordens) da sociedade pré- revolucionária, sendo o 1º Estado (representado pelo membro do clero com a cruz e a bíblia), o 2º Estado (um nobre com a espada) e o 3º Estado (curvado, carregando os demais estados).