O que é um templo na Bíblia?

Perguntado por: ngaspar . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

A palavra latina “templum” equivale ao hebraico “beth Elohim” e significa habitação de Deus; sendo assim, é literalmente a casa do Senhor. Essas estruturas foram edificadas em diversas épocas, tanto por adoradores de ídolos quanto por seguidores do Deus verdadeiro e vivo.

Conforme o dicionário Caldas Aulete, templo significa “edifício público consagrado à divindade e ao culto religioso”. Nesse contexto, percebe-se que o templo representa o local onde é exercida a liberdade religiosa (direito protegido pela imunidade) de maneira mais intensa.

12 E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; 13 E disse-lhes: Está escrito: A minha acasa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em bcovil de ladrões.

No templo, recebemos a promessa das bênçãos eternas de Deus.
São locais de convênios e de promessas. Em seus altares, ajoelhamo-nos perante Deus, nosso Criador, e recebemos a promessa de Suas bênçãos eternas.

Os templos são literalmente a casa do Senhor. São lugares sagrados de adoração onde as pessoas fazem convênios sagrados com Deus.

Já "templo" (e ainda segundo o mesmo autor) teria a sua origem na palavra latina "templum", que terá designado inicialmente o espaço delimitado no ar pelo áugure, com o seu bastão, para ler os auspícios. Só mais tarde terá adquirido o sentido de espaço consagrado e, daí, o templo.

Em Nazaré, Jesus entrou numa sinagoga, o lugar de reunião da igreja judaica.

Desde o início, o Senhor ordenou a Seu povo que construísse templos — estruturas sagradas onde Ele pudesse ensinar, guiar e abençoá-los (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Templo, A Casa do Senhor”).

O tabernáculo era sagrado para Israel como o santuário de Jeová. Foi construído de acordo com um plano e especificações revelados (ver Êxodo 26–27). Era uma estrutura compacta e portátil e, embora não passasse de uma tenda, era feita dos materiais de maior valor e da melhor qualidade que as pessoas possuíam.

Onde o nosso Deus mora e habita? Ele não está nos sábios nem nos entendidos, mas nos corações pequenos, nas almas humildes, naquele que se faz pequeno. É ali que o Deus grande habita. É bom parar para escutar pessoas sábias, entendidas, cheias de conhecimentos, de ciências e coisas teóricas para nos ensinar.

10 sinônimos de templo para 1 sentido da palavra templo: 1 abadia, ádito, basílica, catedral, convento, igreja, mosteiro, presbitério, santuário, sé.