O que é um surto emocional?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 20 de julho de 2023
4 / 5 20 votos

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

De forma objetiva, a crise emocional se trata de um desgaste psicológico que pode acontecer devido diversos fatores que ocorrem na vida da pessoa, sejam eles problemas familiares, questões financeiras, problemas no trabalho, entre muitos outros fatores.

Como já mencionado, os principais sintomas do surto psicótico são alterações comportamentais agudas causadas principalmente por alucinações ou delírios. As pessoas em surto psicótico costumam perder o contato com a realidade e reagem de maneira muito diferente do habitual.

Tique nervosos, tontura frequente, insônia, formigamento, hipertensão arterial confirmada, úlcera, pesadelos, dificuldades sexuais, hipersensibilidade emotiva, apatia, cansaço excessivo, impossibilidade de trabalhar, angústia, irritabilidade, perda do senso de humor, problemas de pele prolongados.

Emoções

  • Agitação, frustração e mau humor em níveis exagerados;
  • Sensação de sobrecarga, como se estivesse perdendo o controle;
  • Falta de vontade de estar com as pessoas;
  • Dificuldade em relaxar e sossegar a mente;
  • Sensação de solidão, baixa autoestima.

Durante um surto psicótico, paciente pode apresentar alucinações, delírios, ansiedade, agressividade, pensamento ou comportamento desorganizado. Por conta do isolamento social, em função da pandemia de Covid-19, muito tem se falado sobre a importância da saúde mental.

Para os psicólogos, o surto não é algo isolado; um conjunto certo de critérios caracteriza uma crise psicótica. Delírios, alucinações, comportamento desorganizado e discurso desorganizado são sintomas obrigatórios.

Em primeiro lugar, praticar a compaixão e a empatia, deixando a estigmatização de lado. As pessoas que sofrem surtos psicóticos precisam ser respeitadas e merecem tratamento adequado. Se você é um parente próximo, faça contato com um profissional psiquiatra de sua confiança e ele lhe indicará o melhor caminho.

A crise de depressão pode ser desencadeada por determinados eventos e gatilhos, acontecimentos que envolvam ameaças de perda ou perda iminente. Podem ser como um choque emocional para a pessoa depressiva, fazendo com que naquele momento haja uma crise.

Técnicas para momentos de crises

  1. Comece pela respiração abdominal e depois torácica: na inspiração encha a barriga e depois o peito. ...
  2. Dica: Deite-se, de olhos fechados, com uma mão na barriga e outra no peito. ...
  3. A meditação para ansiedade (veja aqui) também é uma poderosa aliada.

Algumas desordens emocionais podem ocasionar inflamações nas articulações, músculos e ossos, tal como rigidez articular, dores ósseas, contraturas e deformidades posturais. Além disso, por causa do estresse, a pessoa pode sentir grandes tensões musculares e dores nas costas.

São elas: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.

No entanto, ele é um estado extremo de desequilíbrio entre o corpo e a mente. Ele pode estar relacionado a transtornos como ansiedade, estresse e depressão ou não. Ao chegar a este estado, a pessoa simplesmente não consegue executar suas funções dentro de um padrão de normalidade.

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.

É geralmente visto como um período em que o estresse físico e emocional se tornam intoleráveis. Ficamos temporariamente incapazes de nos controlar, colocando em risco nossa integridade física, inclusive. O colapso mental pode durar algumas horas ou ainda dias, impedindo o indivíduo de exercer sua rotina.