O que é um mundo quase utópico?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 20 de julho de 2023
4 / 5 3 votos

O sentido da expressão "mundo quase utópico" é de que uma determinada sociedade, ou até mesmo o planeta inteiro, seja relacionado a uma condição ideal, pois a ideia de utopia tem relação com fantasia, pensamento idealista. Ou seja, um mundo utópico seria aquele fantasioso, mais próximo de uma condição "perfeita".

Utópico pode ser também uma idéia de civilização ideal, tanto uma cidade como o mundo em geral. É considerada uma palavra de origem grega, outopos, que significa “não-lugar” ou um “lugar que não existe”. Utópico é um termo inventado por Thomas More, que escreveu uma obra de mesmo nome em 1516.

Resumos. O pensamento utópico é um modo de vislumbrar as virtualidades ocultas na realidade imediata e de sonhar com uma outra realidade, uma sociedade idealmente mais perfeita do que aquela em que vivemos. É a esperança e o desejo de superar o imediato, no qual estamos mergulhados, que alimenta a utopia.

Utopia é uma palavra frequentemente usada em português e em outras línguas para designar uma sociedade ideal, embora de existência impossível, ou uma ideia generosa, porém, impraticável. Enfim, uma quimera ou fantasia.

Por extensão semântica, chamamos de utopia qualquer ideia que seja decorrente da imaginação, da fantasia e do sonho. Thomas Morus, humanista inglês que viveu no século XV, criou o termo quando nomeou uma ilha imaginária que teria um sistema de governo perfeito.

Embora não exista, a utopia poderia se tornar a realidade do amanhã. Isso porque em tese, ela pode acontecer, já que não podemos prever o futuro. Ou seja, não é apenas pensável, mas possível, depende apenas das condições e das decisões de nossa sociedade.

7 sinônimos de utopia para 1 sentido da palavra utopia: Ideia irrealizável: 1 fantasia, ficção, sonho, quimera, ilusão, invenção, mito.

As duas formas de utopia descritas até agora apresentam uma característica em comum: estar além do político e do humano; existe uma terceira utopia contemporânea que se distingue das duas anteriores justamente por ser humana e política: a utopia cosmo-política.

Reservamos a expressão utopia para as ideologias contestatórias, as quais colocam-se como objetivo o revolucionamento da ordem social e, portanto, a construção do “não-existente” a partir da negação do “existente”. Por isso, é mais comum falarmos em utopias comunista, socialista e anarquista.

O termo utopia costuma ser utilizado para descrever uma sociedade imaginária que possuiria qualidades altamente desejáveis ou quase perfeitas para os seus cidadãos.

A utopia luta pela materialização de um desejo presente. Ela 'projeta', isto é, 'lança adiante de si' as coisas que devem acontecer e poderão acontecer se o homem quiser. A imaginação utópica dá à luz o que já está presente no seio das coisas”.

A distopia é a representação de uma realidade ou sociedade imaginária opressora e aterrorizante. É o oposto de utopia.