O que é o tempo natural?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

O tempo histórico diferencia-se do tempo natural, isto é, do tempo que é constitutivo da natureza física e biológica.

No caso podemo afirmar que o tempo natural é o tempo da natureza que diz respeito a natureza dos animas e da terra. Já o tempo cronológico é o tempo inventado pelo homem a partir de marcos históricos. O tempo cronológico pode ser contado por meio de calendários que narram os fatos históricos ocorridos.

Pode ser percebido, por exemplo, pelo crescimento das árvores e pelo envelhecimento das pessoas. Tem como base o período que a natureza leva para completar um determinado ciclo.

A importância de passar o tempo perto da natureza não é apenas sobre o meio ambiente. É sobre a experiência humana. Passar um tempo na natureza pode ajudar as pessoas a viverem vidas mais saudáveis e gratificantes. Essa proximidade é importante para a saúde mental e o bem-estar.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Existem três tipos de tempo em uma narrativa: o Cronológico, o Psicológico e o Metafísico (MOISÉS, 2014, p. 130). O Tempo Cronológico é aquele relacionado à marcação objetiva da passagem do tempo. São as horas, os minutos e os segundos em que as cenas se sucedem.

E o tempo pode ser dividido em dois tipos diferentes, o cronológico e o histórico. No tempo cronológico há a contagem dos dias, dos meses, das horas. Já o tempo histórico é marcado por aspectos culturais, sociais, econômicos e religiosos.

Resposta verificada por especialistas
1 - A melhor definição de tempo da natureza é determinado pela observação de fenômenos naturais.

O tempo cronológico começou a ser medido pelos fenômenos naturais como a posição do sol e as fases da lua. Em seguida, o homem criou instrumentos para controlar o tempo, como a ampulheta, o relógio e o calendário.

Tempo da natureza Existe o tempo que passa naturalmente e não depende da von tade humana, ou seja, não é cultural. Esse é o chamado tempo da natureza, que pode ser percebido, por exemplo, pelo crescimento das árvores e pelo envelhecimento das pessoas.

As atividades recomendadas com mais frequência foram caminhadas na natureza (46% de todos os programas), agricultura ou jardinagem (29%) e exercícios de atenção plena (29%). Os ambientes comuns eram florestas e reservas naturais (35% das prescrições), parques (28%) e jardins comunitários ou domésticos (16%).

Quando se fala de tempo cronológico, nos referimos aquele que é usado como referência das atividades humanas, como o nascimento, crescimento, idade escolar, festas. Já o tempo histórico é utilizado para remeter a acontecimentos que marcam a humanidade, como por exemplo, a Segunda Guerra Mundial.

Com o tempo, as sociedades tornaram-se cada vez mais desenvolvidas e, consequentemente, produziram transformações cada vez mais avançadas em seus sistemas de técnicas, gerando um maior poder de construção e transformação do espaço geográfico e os consequentes impactos sobre a natureza.

O registro da pessoa que teria vivido mais tempo na história humana é da francesa Jeanne Louise Calment, que morreu aos 122 anos, embora tenha havido dúvidas recentes sobre a autenticidade de sua idade.

As evidências mais contundentes de que o Homo sapiens surgiu na África são fragmentos de ossos encontrados em Herto e em Omo Kibish, na Etiópia. O primeiro é um crânio com idade estimada em 160 mil anos e o segundo, um crânio de 195 mil anos.

Acredita-se que os primeiros hominídeos (linhagem Homo) evoluíram de um ancestral comum entre os grandes primatas de hoje, que viveu entre 8 e 6 milhões de anos atrás, de acordo com o Smithsonian.