O que é um coeficiente de variação baixo?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Um CV é considerado baixo (indicando um conjunto de dados razoavelmente homogêneo) quando for menor ou igual a 25%. Entretanto, esse padrão varia de acordo com a aplicação.

Em termos simples, o coeficiente de variação é calculado dividindo o desvio padrão pela média e multiplicando o resultado por 100 para obter uma porcentagem. Quanto maior o valor do coeficiente de variação, maior a variabilidade relativa dos dados em relação à média.

Resumo sobre coeficiente de variação
Quanto maior o CV, maior a variabilidade das informações em relação à média, o que indica um grupo de dados mais heterogêneo.

Essa classificação considera os coeficientes de variação como baixos quando inferiores a 10%, médios entre 10 e 20%, altos entre 20 e 30% e muito altos se superiores a 30%; valores esses obtidos em experimentos de campo com culturas agrícolas e que, consequentemente, não devem ser aplicados à avicultura em que as ...

O coeficiente de variação nos auxilia na análise de dispersão, é utilizado quando temos o valor médio e duas ou mais séries de valores apresentam unidades de medida diferentes.

Desvio padrão baixo: um desvio padrão baixo indica que a maioria dos valores do conjunto de dados está próxima da média. Os dados são menos dispersos e estão concentrados em torno da média; Desvio padrão alto: um desvio padrão alto sugere que os valores estão mais distantes da média e há uma maior dispersão dos dados.

O limite máximo de CV aceitável em relação à produtividade, ou seja, considerados médios ou baixos, é de 22% no milho (Scapim et al., 1995) e 27,9% no arroz de terras baixas (Costa et al., 2002). Na soja, esse limite foi de 16%. Essa oscilação de valores foi também observada para altura da planta.

Um valor de desvio padrão mais alto indica maior dispersão nos dados. Uma boa regra de ouro de uma distribuição normal é que aproximadamente 68% dos valores estão dentro de um desvio padrão da média, 95% dos valores estão dentro de dois desvios padrão e 99,7% dos valores estão dentro de três desvios padrão.

Quanto maior o valor do desvio-padrão, maior a variabilidade dos dados, ou seja, maior o afastamento em relação à média aritmética.

Um coeficiente é um número multiplicado por uma variável. Exemplos de coeficientes: No termo 14 c 14c 14c , o coeficiente é 14. No termo g, o coeficiente é 1.

O resultado é expresso em percentagem (com os valores absolutos, falar-se-ia apenas de uma diferença) e designado por taxa de variação ou, ainda, variação em percentagem. Esta é calculada do seguinte modo: [(valor no momento posterior ÷ valor no momento anterior) - 1] × 100.

O erro padrão é uma medida de variação de uma média amostral em relação à média da população. Sendo assim, é uma medida que ajuda a verificar a confiabilidade da média amostral calculada. Para obter uma estimativa do erro padrão, basta dividir o desvio padrão pela raiz quadrada do tamanho amostral.

A análise de regressão linear é usada para prever o valor de uma variável com base no valor de outra. A variável que deseja prever é chamada de variável dependente. A variável que é usada para prever o valor de outra variável é chamada de variável independente.

Variância e desvio padrão são medidas de dispersão, ou seja, parâmetros utilizados na Estatística para calcular o quanto os dados de um conjunto de valores podem variar. A variância (V) é útil para determinar o afastamento da média que os dados de um conjunto analisado apresentam.

Para diferenciar uma média da outra, foi criada a noção de desvio padrão, que serve para dizer o quanto os valores dos quais se extraiu a média são próximos ou distantes da própria média.