O que é terrorismo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
/ 5 3 votos

Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, por meio de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, ...

Terrorismo é uma ação violenta praticada com o intuito de intimidar cidadãos ou um governo por conta de uma determinada causa, seja política, econômica ou religiosa. O terrorismo é entendido como as ações violentas que são realizadas contra indivíduos ou patrimônios para intimidar pessoas e/ou um governo.

[10] A Assembléia Geral, por sua vez, em 09 de dezembro de 1994, adotou a Resolução 49/60 onde terrorismo é conceituado como a prática de “atos criminosos planejados ou calculados para provocar estado de terror no público em geral, num grupo de pessoas ou em particulares por motivos políticos” (ONU, 1995).

Segundo o exército dos Estados Unidos
O terrorismo se definiria como "o uso calculado da violência ou ameaça de violência para atingir objetivos de natureza política, religiosa ou ideológica. Isso é feito através de intimidação, coerção ou instilação de medo".

Segundo as leis norte-americanas (Código dos Estados Unidos, artigo 2656f), o termo pode ser definido das seguintes formas: Quando empregado sozinho, pode se referir à motivação política, cometida contra alvos não-combatentes por grupos subnacionais ou agentes clandestinos, geralmente com o objetivo de influenciar o ...

Ela surgiu dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos, dos ataques de Madrid em 23 de março de 2004 e do ataque de Londres em julho de 2005. A estrutura tem quatro pilares: prevenir, proteger, perseguir e responder (Monar 2007).

Enquanto as guerrilhas procuram se aproximar ao máximo da estrutura militar de comando e obediência, as organi- zações terroristas não compartilham de um tipo preferencial de estrutura organizacional. Outra diferenciação comumente apontada para distinguir guer- rilha de terrorismo baseia-se na atuação operacional.

O combate ao terrorismo é conduzido por meio do antiterrorismo, medidas de caráter eminentemente defensivo que objetivam a redução das vulnerabilidades aos atentados terroristas, e o contraterrorismo, medidas de caráter eminentemente ofensivo, tendo como alvo as diversas organizações terroristas em presença, a fim de ...

Ataques terroristas têm efeitos devastadores: vidas são perdidas, famílias destruídas, pânico e revolta tomam conta dos cidadãos. Mas esses efeitos podem ser ainda mais perversos. Afetam a economia do país ou da região alvo do terrorismo.

A Lei Antiterrorismo é a denominação dada à lei nacional brasileira nº 13.260/2016 . Uma lei ordinária de autoria do poder executivo que trata da tipificação, julgamento e punição para crimes de natureza terrorista no território nacional do Brasil.

Caracteriza-se pelo uso da impressora de repressão do Estado como organização criminosa, restringindo os direitos humanos e as liberdades virtuais, podendo chegar ao extermínio de setores da população (democídio).

O terrorismo de Estado foi um recurso muito utilizado por países que atravessaram processos revolucionários de conquista do poder político. Uma vez na direção do governo, os grupos revolucionários empregaram o terror como uma arma de dissuasão e eliminação de focos de oposição e de grupos contrarrevolucionários.

Quando os atos de terror são praticados por nacionais de um Estado contra seu próprio povo.