O que é ter graça?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Graça é um substantivo feminino oriundo do termo em latim gratia e significa benevolência, mercê, estima ou um favor que se dispensa ou recebe. Também pode corresponder a características agradáveis de uma pessoa. Alguém que tem graça, agrada e atrai outras pessoas através das suas palavras e atitudes.

A graça é o auxílio divino e a força que recebemos por meio da Expiação de Jesus Cristo. Por meio da graça, somos salvos do pecado e da morte. Além disso, a graça é um poder capacitador que nos fortalece a cada dia e nos ajuda a perseverar até o fim.

Significado de Graça
substantivo feminino Oferta ou favor que se oferece ou se recebe de alguém; dádiva.

John Wesley, fundador do movimento metodista, descreveu a Graça divina se manifestando de três modos: - a graça preveniente; - a graça justificadora; - a graça santificadora.

A graça, como falado anteriormente, é auxílio para o homem chegar ao seu fim último, que é a visão beatífica, mas também confere a ele forças próprias na caminhada cristã. Essas forças serão apresentadas aqui como forças morais e forças físicas de ordem espiritual.

A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. A salvação que Jesus Cristo oferece ao homem é pela graça. Graça é tudo o que eu preciso, mas não mereço.

Veja o que o apóstolo diz, falando acerca da obra de Jesus na cruz como prova maior de seu amor e sua graça: “Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3.24). Outro aspecto que define a graça é a capacitação.

Porque Deus cria tudo com perfeição, Ele não volta atrás no que é criado por Ele. Assim, a graça e o nosso livre-arbítrio não têm fim. Mas enquanto o indivíduo não passar a vivenciar realmente o evangelho, o que equivale a aceitar a graça, ele não a recebe.

Biblicamente falando, à luz da Palavra, graça é favor, dádiva, imerecidos da parte do Senhor para conosco. Não depende de mérito ou atitudes que tenhamos ou não, algo que façamos ou deixemos de fazer. Tem a ver, contudo, com o amor do Pai, amor esse incondicional da parte Dele.

8 Porque pela agraça sois bsalvos, por meio da cfé; e isso não vem de vós; é ddom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se aglorie. 10 Porque somos afeitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que bandássemos nelas.

A graça visa permitir-nos guardar mais perfeitamente os mandamentos e procurar andar mais próximos de Deus, até atingirmos a plena estatura de Cristo. De todos os atributos de Jesus Cristo, talvez o mais significativo seja o de que Ele é “cheio de graça” (João 1:14).

A graça é, portanto, intrínseca à natureza, pois já no ato de criar o ser humano, Deus se dá a ele como graça incriada, como condição de possibilidade da transcendência humana, embora tal graça não se identifique com a natureza.

Basicamente, a “graça comum” explica como Deus manda chuva igualmente sobre justos e injustos, enquanto que a “graça salvadora” refere-se à bênção especial que Deus deu a seu povo por meio da fé em Cristo.