O que é ser crista?

Perguntado por: uqueiroz . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Considerados seguidores do Messias o Ungido (em grego Christós), a administração romana querendo distingui-los dos judeus, aos quais eles não se identificavam totalmente, acrescentaram o morfema latino de adjetivo e passaram a chamá-los de “cristãos”: aqueles que professam a religião de Cristo.

Quais são as denominações cristãs? O cristianismo é dividido em três ramos: católico, protestante e (oriental) ortodoxo.

Muitas denominações brasileiras acrescentaram aos seus nomes a expressão “evangélica” e o termo “crente”, que já havia ganho forma pejorativa, foi paulatinamente substituído por “evangélico/a” para designar os fiéis e as igrejas não-católicas e não-ortodoxas.

O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia).

No contexto religioso, crente é todo aquele que crê em Deus e manifesta a sua crença religiosa. A crença religiosa está relacionada com o dogma de que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o único caminho para a salvação da alma e redenção dos pecados.

A Igreja subdivide-se em três grandes grupos: Militante, Triunfante e Padecente. A Igreja militante, somos nós, a Igreja padecente são todos os que morreram e aguardam a graça da santificação. Já a Igreja Triunfante são todos os que se encontram em estado de graça, possuem o Céu.

Ser católico é fazer parte da Igreja Católica, que também considera Cristo como o messias e salvador, mas conta com doutrinas e dogmas a serem seguidos pelos fiéis. Logo, um católico é cristão, mas nem todo cristão é católico. Neste sentido, os católicos veem a religião segundo a interpretação da Igreja Católica.

Martinho Lutero

As origens dos protestantes. A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".

A religião evangélica é uma vertente da protestante. Gidalti Guedes: O segmento religioso que é conhecido hoje no Brasil como evangélico tem sua origem na tradição das igrejas herdeiras da reforma protestante. Essa reforma ocorreu no século XIV e deu origem a diversas vertentes da religião protestante.

O termo certo é Igrejas evangélicas, no plural: são igrejas cristãs que têm a sua origem histórica e teológica na Reforma (protestante). Com base doutrinal apenas e só na Bíblia, denominam-se genericamente evangélicos.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

O artigo 5º, inciso VI, da Constituição, assegura o livre exercício dos cultos religiosos, pois considera a liberdade de consciência e de crença inviolável. Assim, obrigar alguém a frequentar culto diverso da sua fé viola a Cnstrituição, dando ensejo à reparação moral.

Sua principal característica é a crença nas boas-novas de Jesus Cristo pelo evangelho. Atualmente, o termo mais utilizado para essa vertente é “Movimento Evangélico”, visto que evangelismo normalmente é usado como sinônimo de evangelização, que significa espalhar os ensinamentos de Jesus.

Igreja, do latim ecclesia, é um templo cristão, é o local da pregação dos ensinamentos de Cristo, obedecendo os princípios da ética cristã. Igreja é o conjunto de fiéis unidos pela mesma fé e que celebram as mesmas doutrinas religiosas.

Membro de igreja evangélica. ETIMOLOGIA der de evangelho+ico2, como fr évangélique.

O Evangelho Social foi um movimento social dentro do protestantismo liberal que tentou alcançar a justiça social a partir da ética cristã. Foi mais proeminente nos Estados Unidos e no Canadá do início do século XX.