O que significa aleluia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Aleluia significa Louvem Deus Javé ou Adorem Deus Javé. É um termo de origem hebráica "Halleluyah", formado pela junção de Hallelu, que significa Louvar, mais Yah que significa Deus, Javé.

Em nossas orações e até nas letras de canções evangélicas, sempre vemos os termos Aleluia e Amém. Aleluia, em resumo, significa Louvou ao Senhor, Glória a Deus ou Adorem a Deus. Já a palavra Amém, significa Assim seja, Certamente, Verdadeiramente.

Mas a palavra aleluias não é muito correta, porque pode significar "louvem aos Deuses", não "louvores a Deus". Mas esse não é um erro grave, Deus entende o que as pessoas querem dizer. Glória! Dar glória é honrar a Deus.

2 siriri. 3 gabo, júbilo, louvaminha, louvor, regozijo, satisfação.

O termo aleluia encontramos 24 vezes na Bíblia Hebraica e quatro vezes (só aqui que aparece) na transliteração grega do Apocalipse de João no Novo Testamento. (Ap 19, 1.3. 4.6).

A palavra “aleluia” normalmente aparece na Bíblia no início ou no fim de canções de louvor a Deus, principalmente nos Salmos (como, por exemplo, em Salmos 150:1-6). Era uma forma de anunciar um tempo de louvor e pode ter sido utilizado para chamar a congregação para participar nos cânticos.

Louvor que se oferece a; homenagem, exaltação: glória a Deus.

O que é Aleluia:
É um termo de origem hebráica "Halleluyah", formado pela junção de Hallelu, que significa Louvar, mais Yah que significa Deus, Javé. Portanto Aleluia é um elogio ao Deus, Javé. Aleluia é uma expressão usada para louvar a Deus nos cânticos e orações rezadas nos cultos e missas dos cristãos.

A forma glóriasé [feminino plural de glória] .

Amém é uma interjeição que significa "certamente", "verdadeiramente" e "assim seja". Amém é uma palavra utilizada pela Igreja Católica e Evangélica. A expressão era empregada desde a época dos apóstolos, como forma de confirmar o que era pregado por Jesus.

Louvor que se oferece a; homenagem, exaltação: glória a Deus. Excesso de grandeza; beleza, magnificência: o prêmio foi dedicado aos homens de honra e glória.

O que caracteriza a glória de Deus é a Sua presença carregada de bondade, graça e compaixão (Ex 33,19). O NT confirma o uso da palavra kabod, glória, tal como no AT. A glória de Deus também se manifesta em Jesus (2Co 4,6), e o testemunho da Igreja Primitiva é que Ele é o Senhor da Glória (1Co 2,8).