O que e eucaristia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Na teologia cristã, Eucaristia é um rito que é considerado um sacramento na maioria das igrejas. Os cristãos acreditam que o rito foi instituído por Jesus na Última Ceia, na noite anterior à sua crucificação, enquanto dava pão e vinho aos seus discípulos.

A Eucaristia é uma celebração da Igreja Católica para lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também chamada de comunhão. Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego.

A Eucaristia é a celebração da presença real e viva de Jesus Cristo entre nós. Fazer memória é torná-lo vivo outra vez e, com Ele, renovamos os compromissos de sermos seus discípulos promovendo o Reino de Deus.

A Eucaristia, ou Santa Ceia, em um culto religioso representa a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela remonta à última refeição de Jesus com seus discípulos na véspera de sua crucificação. A Eucaristia católica pode ser ministrada somente por um sacerdote ordenado.

Pelo batismo, somos incorporados a Jesus e à sua Igreja; na crisma, somos configurados à missão de Jesus pastor e evangelizador; na eucaristia, somos alimentados por Jesus, a fim de aprendermos com ele a doar nossa vida até pelo martírio, se preciso for.

Porém, no texto bíblico, a Eucaristia é isso e mais do que isso, como teremos oportunidade de constatar. Os grandes acontecimentos ou as grandes intervenções de Deus em favor do seu povo são expressos, na linguagem do AT, pelos verbos «recordar-se» ou «lembrar-se» (Gn 8, 1; 9, 15; Ex 6, 5; Sl 78, 39).

Os relatos bíblicos da instituição da Eucaristia
- São quatro os relatos que o NT nos oferece acerca da instituição da Eucaristia na Última Ceia de Jesus com os Apóstolos: - Mt 26, 26-29; - Mc 14, 22-25; - Lc 22, 19-20; - 1 Cor 11, 23-25.

“Viver a Eucaristia é reconhecer que Jesus, é o pão da Vida" | Arquidiocese de Montes Claros.

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Casamento com ou sem missa? Muitos não sabem, mas não é necessário fazer uma missa para receber o sacramento do casamento católico. A celebração da missa representa algo mais solene, e a grande diferença é que nela também haverá o momento da Eucaristia, de grande importância para os praticantes.

Eucaristia é uma palavra grega que significa “dar graças” ou “agradecer”. Esta palavra ganhou um significado novo e profundo quando os cristãos passaram a chamar de “Eucaristia” a Última Ceia celebrada por Jesus.

A missa é a celebração da presença viva e real de Jesus no pão e no vinho consagrados. A expressão mais adequada para designar a missa é a palavra eucaristia. Eucaristia significa “ação de graças”, agradecimento pela ação salvífica da presença e atuação de Cristo na vida das pessoas.

A Eucaristia é o supremo bem da Igreja, pois contém a presença do próprio autor dos bens salvíficos, comunicados pelos outros sacramentos. Mas a Eucaristia é também a fonte da missão da Igreja, uma vez que a missão tem origem no encontro com o Cristo vivo.