O que é sagrado no Marrocos?

Perguntado por: desteves . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Religião. A religião oficial do país é o Islã, que é seguida com fervor pela maioria da população, que utiliza o jejum como forma de purificação, além disso, as mesquitas são lugares sagrados onde os seguidores de outras religiões não podem entrar.

Religião marroquina
O Islamismo é monoteísta e tem cinco pilares principais: 1- Crer em um Deus e no profeta Muhammad como seu mensageiro. 2- Orar 5 vezes por dia. 3- Pagar a (Zakat), em forma de caridade, dada diretamente aos necessitados.

De geração em geração, o Tbourida mantém uma forte dimensão espiritual, particularmente porque coloca o cavalo, o animal sagrado do Islão, no centro de um espectáculo de cortar a respiração e impressionante. O Tbourida deslumbra o público marroquino e internacional.

O islamismo é a religião dominante no Marrocos. Estima-se que 98,7% da população siga o islã. E a mesquita de Koutoubia, a mais famosa de Marrakech, é um dos símbolos da cidade.

Governo: monarquia constitucional. Idiomas: árabe e berbere. Religiões: 99% — islamismo, 1% — outras. População: 37.340.000 habitantes.

Um dos hábitos da cultura do país é comer com as mãos, ou com a ajuda de pão marroquino, e sempre com a mão direita. A esquerda é usada para a casa-de-banho. Os marroquinos têm o costume de beber chá com hortelã e você será convidado inúmeras vezes para beber um chá. As especiarias são usadas abundantemente.

Não há banheiros públicos no Marrocos e as poucas lojas que permitem o uso de seus sanitários têm a oferecer apenas um buraco no chão, muito parecido com as fossas sépticas que ainda se encontra no interior brasileiro. Usá-los pode ser uma aventura, na maior parte das vezes desagradável, principalmente para mulheres.

Nos bordões árabes, também ficaram marcados "haram", que significa "pecado", "yalla", palavra que quer dizer "vamos", e ainda "habibi", expressão que, em português, pode ser traduzida por "querido".

Na cultura marroquina, o símbolo do amor é o fígado! Isso porque, para eles, um fígado saudável significa boa digestão e promove o bem-estar.

Cachorro
Contudo, o animal é cultuado durante o festival Kukur Tihar em algumas partes do Nepal. Na cultura hindu, o Senhor Dattatreya é sempre representado com quatro cães que determinam as características da divindade.

Fala na existência de um Deus único, Alá, criador do universo e que no final dos tempos haverá de julgar os homens por suas boas e más ações. Insiste também no valor da prece e dos atos de caridade.

A sociedade marroquina é extremamente religiosa, de forma que a vida dos cidadãos em Marrocos depende quase exclusivamente do que é ditado pela religião: os dogmas, as normas e os mandamentos do islamismo praticamente ditam como a vida que um “bom” marroquino deve ter.

Marrocos é um país africano, um país árabe e de maioria islâmica. É africano pela localização geográfica, enquanto é árabe por fatores étnicos e de idioma. Já o fato de ser um país de maioria islâmica, diz sobre a religião no território.