O que é relativismo cultural?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 18 votos

O relativismo cultural é um processo de observar o conhecimento de sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica em relação à sociedade do pesquisado, ou seja, realizar a observação sem usar qualquer meio ou ...

O relativismo cultural é um conceito e perspectiva antropológica que se opõe à categorização de culturas como “superior” ou “inferior”. Nesse sentido, ele define que cada grupo social possui uma cultura específica que só pode ser analisada a partir de seus próprios códigos.

Relativismo é uma corrente de pensamento que questiona as verdades universais do homem, tornando o conhecimento subjetivo. O ato de relativizar é considerar questões cognitivas, morais e culturais acima do que se considera verdade.

A grosso modo, o relativismo cultural consiste em buscar conhecer e entender o sistema de valores e crenças de uma sociedade para interpretar os costumes dentro de seu próprio contexto.

Para o relativismo cultural o importante é o respeito e entendimento de povos e culturas diferentes através de suas próprias crenças. É essa noção que é necessária para estabelecer um estudo sério e preciso sobre as diferentes culturas, ou seja valorizando a diversidade.

Tipos de relativismo

  • Relativismo cognitivo: Isso é exatamente o que vimos desenvolvendo ao longo da escrita. ...
  • Relativismo moral: Também chamado de relativismo ético. ...
  • Relativismo cultural: Surge em oposição ao etnocentrismo e defende que todas as culturas são iguais.

Franz Boas foi um dos maiores antropólogos de todos os tempos. Pai da antropologia norte-americana, pioneiro do método etnográfico e da noção relativista e plural de cultura.

O relativismo é uma corrente filosófica que afirma que as verdades e valores morais são relativos aos contextos históricos, culturais e sociais em que são produzidos. Em outras palavras, não existe uma verdade ou valor moral absoluto e universal.

O problema do relativismo moral é que, precisamente, ele nega que exista uma obra final. Relativistas não possuem um código de conduta para guiá-los. Seguem valores contraditórios e a forma final é irreconhecível, uma vez que não há nem certo nem errado. A partir disto, derivam problemas insolúveis.

O PENSAMENTO RELATIVISTA
Entende-se que o pensamento relativista encontra-se nas obras de diversos filósofos que compõe a história da filosofia, dentre eles estão Hume, Kant e Nietzsche.