O que é reciprocidade afetiva?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Cada um reage de uma forma e em intensidades variadas aos sentimentos. Para isto, existe a reciprocidade afetiva que surge quando você sabe e consegue responder aos sentimentos que gera na outra pessoa.

O que é responsabilidade afetiva
Responsabilidade afetiva é quando você se responsabiliza pelo sentimento e pelas expectativas que cria nos outros, independente da relação ser romântica ou não.

Responsabilidade afetiva e reciprocidade afetiva
Na responsabilidade afetiva, você mostra seu real interesse e age em coerência com seus sentimentos. Comunica suas intenções e expectativas claramente, de forma responsável – daí o termo. Já na reciprocidade, você corresponde ao sentimento de outra pessoa.

Ter responsabilidade afetiva é assumir o próprio papel dentro de uma relação. Não se trata de corresponder às expectativas do outro por completo, o que é uma situação impossível, e sim de cumprir sua função com integridade, respeito e sem abrir mão da autenticidade.

Atitudes como não deixar claro o que queremos em um relacionamento — ou simplesmente sair da vida de uma pessoa sem dar uma explicação — vão em total contramão à chamada responsabilidade afetiva.

Relações afetivas são construídas na vivência particular de cada relação, ao passo que damos aberturas para os nossos sentidos se conectarem com os pequenos. E é preciso ter mesmo um olhar individual, pois cada criança é única, com suas necessidades e especificidades.

Designa a qualidade que abrange todos os fenômenos afetivos. No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos). A afetividade consiste na força exercida por esses fenômenos no caráter de um indivíduo.

Quanto ao aspecto comportamental, a reciprocidade apresenta duas formas: uma positiva e outra negativa.

O conceito de reciprocidade se refere a uma troca ou acordo firmado entre duas pessoas ou, de forma resumida, ao ato de dar e receber. Quando alguém recebe um elogio, por exemplo, é comum que responda dizendo que a recíproca é verdadeira, ou seja, que aquilo que foi dito também se aplica a quem falou.

Também conhecido com uma prática de troca, ou simplesmente dar e receber, a reciprocidade pode ser considerada como um dos ativadores mentais mais especiais que existem. Isso acontece pelo simples fato de que as pessoas se mostram capazes de dar e receber o que existe de melhor em cada uma delas.

Responsabilidade emocional
Enquanto a afetiva se refere aos relacionamentos amorosos, a emocional tem a ver com todo tipo de relacionamento e comportamento. Ser emocionalmente responsável é entender como suas ações afetam os sentimentos e o desenvolvimento das pessoas ao seu redor.

O componente afetivo corresponde ao segmento emocional ou sentimental de uma atitude. Por fim, a vertente comportamental está relacionada à intenção de permitir-se de determinada maneira com relação a alguém, alguma coisa ou situação.