O que é profano na Igreja Católica?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.6 / 5 13 votos

O campo do profano, por sua vez, refere-se ao que é um fato de origem natural. No âmbito da religião cristã, aquilo que é considerado sagrado é apresentado como ligado aos mandamentos do Cristianismo, através de saberes que são construídos historicamente, estrutu- rados por dogmas e posições históricas.

No sentido figurado, profano é aquele indivíduo que é alheio ou estranho às ideias e conhecimentos sobre determinado assunto, é um leigo. Ser contrário aos profanos, é ser sagrado ou sacro, ou seja, é respeitar os ritos ou os cultos religiosos.

Que foge ao âmbito religioso; secular: estabelecimento profano. Que não tem a religião como propósito; mundano: música profana. Que não faz parte de uma religião; fora do considerado sagrado.

Sagrado é todo aquele espaço, objeto, símbolo, que tem um significado especial para uma pessoa ou grupo. Profano é tudo que não é sagrado, toda a vida comum do dia a dia, os fatos e atos da rotina.

No capítulo 3, verso 16, do livro de Apocalipse, também há um alerta do Senhor: “Assim, porque é morno e nem és quente, nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.” O Senhor usa termos de significação contrária, tais como precioso e vil, santo e profano, imundo e limpo, quente e frio.

Profanar é um verbo que está relacionado com o faltar o respeito a algo religioso ou sagrado.

Sinopse. As mulheres possuem um lado sagrado e um lado profano. O lado profano consiste na aplicação da inteligência emocional para fins egoístas no campo amoroso, visando receber dos homens o máximo de amor e retribuir o mínimo necessário e possível.

A palavra “profano”, entre alguns significados de dicionários, é a música não sacra ou que tem relação com festas não religiosas. Também pode significar a ação que tira algo do sagrado. E curiosamente, em plena Semana Santa, o que é “profano” acontece.

oposição sagrado/profano é uma oposição entre real e irreal ou pseudo-real, uma vez que, para o homem das sociedades pré-modernas, o sagrado equivale ao poder, à realidade. Neste sentido o conceito de sagrado e de profano abarca o conjunto da cultura, pois é ao mesmo tempo uma dicotomia e uma superposição.

O sagrado e o profano enquanto manifestações espaciais se encontram em conflito como regiões de fronteira, pois o que é divino de certa forma se separa do que faz parte do mundo social, cotidiano e, portanto, profano.

O profano em certo sentido é sinônimo de secular, nesse sentido é positivo. Se torna negativo quando se passa dos limites ou se usa o sagrado sem ter condições para isso. Profano se torna ruim quando se falta respeito a um objeto ou símbolo religioso.

Significado de Sagrada
Sagrada é o feminino de sagrado. O mesmo que: benta, sacra, santa, abençoada, consagrada, sacrossanta, santificada, ungida.

A palavra "sagrado" provém do latim sacrum, que se referia aos deuses ou a alguma coisa em seu poder. Foi geralmente concebido especialmente, como referindo-se à área em torno de um templo. Já o termo santo vem de sanctus, significando "que tem caráter sagrado, augusto, venerando, inviolável, respeitável, purificador".

O sagrado e o profano fazem parte do conhecimento de mundo e de tudo que já se ouviu ao longo de nossa existência. A princípio, esses termos parecem opostos e excludentes, sendo o sagrado ligado somente à religião, ao bem e à fé, e o profano seria ligado a tudo aquilo que difere disso.

Ezequiel 44 descreve as responsabilidades dos ministros do Templo durante o Milênio, um período futuro de adoração e vida, no qual será praticado um novo modo de culto.