O que é precipitações?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Em meteorologia, precipitação descreve qualquer tipo de fenômeno relacionado à queda de água do céu. Isso inclui neve, chuva e chuva de granizo.

Em Climatologia, precipitação é qualquer deposição líquida ou sólida derivada da atmosfera. Reconhecem-se as seguintes formas: chuva, chuvisco, garoa, neve e granizo.

O termo "precipitação" é definido como qualquer deposição d'água em forma líquida ou sólida proveniente da atmosfera, incluindo a chuva, granizo, neve, neblina, chuvisco e orvalho. A precipitação é medida em altura, normalmente expressa em milímetros.

A chuva, a neve e o granizo, são portanto diferentes formas de precipitação. Designa-se por "precipitação" todo o conjunto de partículas de água, quer no estado líquido, no estado sólido ou nos dois, que caem da atmosfera e que atingem a superfície do globo.

Precipitação em forma de chuva, neve, ou garoa, geralmente antecedem a frente na superfície, assim como chuvas convectivas e temporais.

A precipitação, que pode ser em forma de chuva ou de neve e gelo, resulta da quantidade de vapor de água no ar. Este, por sua vez, é o resultado da evaporação dos oceanos e rios e da evotranspiração das plantas. Quanto mais elevada for a temperatura do ar, maior a capacidade de conter vapor de água.

2 impaciência, urgência. 3 açodamento, atrapalhação, azáfama, imprudência, pressa.

A precipitação é entendida como toda água oriunda do meio atmosférico que alcança a superfície terrestre e estudos sobre o comportamento e distribuição da precipitação em bacias hidrográficas são fundamentais para o conhecimento dos processos hidrológicos de uma região ou bacia hidrográfica.

As chuvas podem ser frontais, convectivas e orográficas. Chuva é um tipo de precipitação que ocorre na forma líquida e em temperaturas superiores a 0ºC. As chuvas podem ser caracterizadas a partir de critérios como intensidade, acidez ou origem (esta é a forma mais comum de classificação).

De acordo com o relevo e o clima das regiões que ocorrem as precipitações, as chuvas são classificadas em três tipos:

  • Chuvas Orográficas. ...
  • Chuvas Convectivas. ...
  • Chuvas Frontais.

A chuva, o granizo e a neve são exemplos de precipitação. Ela constitui um importante papel no ciclo hidrológico que por consequência influencia na qualidade do meio ambiente, além de afetar de forma direta e indireta a vida econômica e social da população, como na geração de energia e nas atividades agrícolas.

O volume de chuva é calculado em mm por metro quadrado (m²). Ou seja, em uma área de 1m por 1m, 1 litro (L) de água irá subir 1mm. Pra você entender melhor pense que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m². Por exemplo, se no jornal falar que choveu 50mm de chuva, você sabe que isso representa 50L de água por M².

Chuva fraca: menos de 2,5 mm/h. Chuva moderada: de 2,5 até 10 mm/h. Chova forte: de 10 até 50 mm/h. Chuva muito forte (violenta): a partir de 50 mm/h.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.