O que é PH?

Perguntado por: rrebelo . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Em química, pH é uma escala numérica adimensional utilizada para especificar a acidez ou basicidade de uma solução aquosa. A rigor, o pH é definido como o cologaritmo da atividade de íons hidrônio. Podemos aproximar o cálculo do pH usando a concentração molar o íon hidrônio ao invés da atividade hidrogeniônica.

O pH é a sigla usada para potencial (ou potência) hidrogeniônico, porque se refere à concentração de [H+] (ou de H3O+) em uma solução. Assim, o pH serve para nos indicar se uma solução é ácida, neutra ou básica. A escala de pH varia entre 0 e 14 na temperatura de 25ºC.

O pH tem papel importante no funcionamento do organismo, pois atua em etapas metabólicas essenciais. O pH tem grande influência na atividade enzimática, havendo um pH ótimo de funcionamento para uma determinada enzima. Quanto mais próximo ao pH ótimo, maior a atividade enzimática.

A sigla pH é utilizada para representar o potencial hidrogeniônico presente em uma determinada solução ou mistura. Esse potencial refere-se à quantidade (concentração molar ou molaridade) de cátions hidrônio (H+ ou H3O+) presentes no meio e indica se esse meio, ou mistura, é ácido, básico ou neutro.

O pH indica a acidez, basicidade ou a neutralidade de um meio. Conhecer o pH de uma solução auxilia no entendimento dos parâmetros de uma reação química, no funcionamento do nosso corpo e também para determinar a qualidade de alguns alimentos, por exemplo.

O pH é uma medida do grau de acidez ou alcalinidade da água, sendo 7 o pH neutro. Valores acima de 7 (até 14) indicam o aumento do grau de alcalinidade e abaixo de 7 (até 0) o aumento do grau de acidez do meio.

A acidez ou alcalinidade de qualquer solução, inclusive do sangue, é indicada pela escala de pH. A escala de pH varia entre 0 (fortemente ácido) e 14 (fortemente básico ou alcalino). O pH de 7,0, no centro desta escala, é o neutro. O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45.

Axilas. O pH das axilas é mais próximo ao neutro, em torno de 6,5, o que torna essa região mais suscetível a bactérias (responsáveis pelo odor desagradável).

A medição do pH é utilizada para a determinação de alcalinidade e acidez de substâncias. É bem comum que esta medida seja observada em diversos setores da indústria, especialmente na indústria alimentícia e de cosméticos, que tem contato direto com pessoas.

A alcalose e a acidose respiratória ocorrem quando há uma diminuição ou aumento da concentração de gás carbônico no sangue, alterando o pH sanguíneo.

Para medirmos o pH de uma substância com precisão, utilizamos o peagâmetro, constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro. O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência – a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.

A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio.

35 e 7

O equilíbrio normal entre ácidos e bases é representado na Figura 1. Pontos importantes: O pH normal no sangue está entre 7,35 e 7,45.

Enquanto o pH dos cabelos representa o estado de saúde em que a fibra capilar se encontra, o pH dos cosméticos simboliza o quanto aquele produto é capaz de estabilizar a estrutura do fio.