O que é o sacrifício no altar?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Sacrifício significa dar ao Senhor qualquer coisa que Ele requeira de nós em termos de tempo, bens terrenos e disposição para levar avante a Sua obra. O Senhor ordenou: “Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça” (Mateus 6:33).

O sacrifício é completamente queimado pelo fogo. (Ver v. 9.) Levítico 1:8–9 fala de ofertas de várias partes do corpo do animal.

Altar principal ou altar de sacrifício.

O Dicionário Merriam-Webster define sacrifício como um ato de oferenda a uma divindade. Também significa a destruição ou rendição de algo em prol de outra coisa.

Em uma delas, um bode era morto como oferta pelos pecados do povo, e o sumo sacerdote levava o sangue do bode ao lugar santíssimo. Posteriormente, o sumo sacerdote colocava as mãos sobre um bode vivo e confessava os pecados dos filhos de Israel — transferindo simbolicamente esses pecados para o bode.

O fogo no altar era sinal da presença do próprio Deus. Até que a beleza de Cristo se veja em mim! Seja este hino a nossa súplica hoje. Supliquemos que a cada dia a beleza de Cristo seja vista em nossa vida.

A principal importância do sacrifício era a oferenda do sangue, que saciaria a fome dos deuses. Em geral, um escravo, um inimigo de guerra ou uma virgem eram utilizados durante os sacrifícios humanos. Os sacrificados poderiam ter seu coração extraído, ser executado à flechadas ou afogado em um rio.

Um altar é um lugar de sacrifício, de oferenda a Deus. No Velho Testamento, encontramos muitos altares, os quais eram feitos de pedra ou de metal. Sobre eles os adoradores ofertavam animais, cereais, óleo ou vinho. Esses altares foram erguidos em momentos especiais na vida de pessoas e nações.

12 E o fogo sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das aofertas pacíficas. 13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

1. Mesa em que o sacerdote pagão sacrifica à divindade. 2. Mesa consagrada, geralmente com um retábulo, onde se celebra missa.

A virtude da Rosa das Virtudes exercitada foi o Espírito de Sacrifício que é a disposição sincera de realmente oferecer, espontaneamente, interesses, comodidades, vida, tudo em prol do cumprimento do dever.

Os maiores sacrifícios são inúteis se o coração não estiver em Deus. A legitimidade sem amor pode se transformar no oposto do que Deus quer. O apóstolo Paulo afirma que não teria benefício algum ter todo o conhecimento e o poder da fé, e até entregar todas as suas posses, se lhe faltasse a essência que é o amor.