O que é o contrário do amor?

Perguntado por: emendes3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

O contrário de amor é: Contrário de afeição: 1 aversão, antipatia, desafeto, desafeição, desapreço, desprezo, desamor, detestação, malquerença, inimizade, ódio, raiva, repulsa, horror, hostilidade, abominação, animosidade, execração, fobia, animadversão.

Para Freud, o oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença. Tanto o ódio como o amor implicam o estabelecimento de um laço com o outro, de pessoas a quem depositamos algum tipo de sentimento.

O contrário do amor não é o ódio ou raiva, e sim a indiferença. Somente ela demonstra que a outra pessoa não possui mais nenhum poder sobre você, e que simplesmente nada mais daquela pessoa lhe interessa, nem curiosidade ... somente a indiferença marca permanentemente o fim.

O contrário de ódio é: Contrário de aversão e repulsa: 1 amor, amizade, afeto, carinho, ternura, afeição, afinidade, estima, gosto, atração, adoração, paixão, veneração, apreciação, bem-apego, querer, inclinação, simpatia, empatia, benquerença, querença, dileção.

Amor próprio é diferente de egoísmo A pessoa com amor próprio tende a ser mais generosa e altruísta, ou seja, o oposto de ser egoísta. Foto: Divulgação Você se considera egoísta?

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

O que dói mais o desprezo ou a indiferença? A indiferença dói, mas ela nem sempre é acompanhada de más intenções. Em um relacionamento amoroso, o parceiro indiferente magoa o outro. Já a indiferença em uma relação superficial não causa o mesmo desconforto emocional.

Indiferença afetiva e “bela indiferença”
Trata-se de certa frieza afetiva incompreensível diante dos sintomas que o paciente apresenta por conta de déficits psicogênicos e/ou potencialmente reversíveis. Ocorre em pacientes com transtorno de personalidade histriônica, borderline, conversão, dissociação.

Trata-se de um caso em que há uma emoção negativa e uma emoção positiva em relação à mesma pessoa. O ódio nunca nasce da indiferença, e esse sentimento pode ter origem no medo de perder o outro, receio de ser rejeitado ou até mesmo ser uma reação desencadeada por uma admiração profunda.

O contrário de paz é: Contrário de conciliação: 1 guerra, conflito, combate, confronto, desavença, discórdia, desacordo, desentendimento, indisposição, desconcórdia.