O que é NIT na carteira digital?

Perguntado por: lmuniz6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 5 votos

O que é o NIT? NIT é a sigla para Número de Identificação do Trabalhador. É um número gerado pela Previdência Social para o trabalhador autônomo, contribuinte individual ou facultativo, empregado doméstico ou segurado especial, que queira iniciar a contribuição ao INSS e ter acesso aos benefícios previdenciários.

Como dito anteriormente, o NIT é o número de inscrição do trabalhador, atribuído ao autônomo. Já o PIS é o número atribuído ao trabalhador assim que ele inicia seu primeiro emprego com carteira assinada. Enquanto o PASEP é o número utilizado para identificar o servidor público.

O que é NIT? O Número de Registro do Trabalhador – NIT, é destinado a todas as pessoas que nunca mantiveram vínculo empregatício com carteira assinada, ou seja, a todos os trabalhadores autônomos. O NIT pode ser obtido diretamente na Previdência Social.

Você também pode conferir o seu registro junto ao Cadastro Nacional de Informações Sociais para descobrir o seu número PIS.

  1. Acesse o site cnisnet.inss.gov.br;
  2. Clique em “Cidadão”;
  3. Entre na opção Inscrição > Filiado;
  4. Informe seus dados pessoais;
  5. Clique em “Continuar”;
  6. Confira seu número NIT.

– O número do PIS pode ser consultado na Carteira de Trabalho física, na 1ª página, ele é o mesmo número do NIS. Também pode ser encontrado nos aplicativos Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, FGTS, Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

PIS e NIT é a mesma coisa? Não! O PIS é o Programa de Integração Social em que empresas privadas depositam mensalmente uma contribuição para o fundo ligado aos seus funcionários. Já o NIT é para trabalhadores que nunca trabalharam de carteira assinada.

Sim, os números do NIS, NIT, PIS e PASEP são os mesmos, mas o motivo pelo qual o código numérico foi gerado é diferente. Ou seja, o número é igual, mesmo cadastrado por entidades diferentes. Então, se o indivíduo tiver um número de PIS, ele serve como NIT e NIS também.

Para obter o NIT pela Internet, basta ir ao site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (cnisnet.inss.gov.br) e informar dados como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF.

Acesse a plataforma e selecione “Cidadão”; Em seguida, vá em “Inscrição” e depois “Filiado”; Preencha os dados pedidos, marque a caixa “Sou humano” e “Continuar”; Confira o número do NIT que aparecerá com a seguinte mensagem: “Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Como saber se vou receber o PIS? Basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e ir até a aba “Benefícios”, em seguida, clicar em “Abono Salarial” e escolher o ano-base. Você também pode verificar pelo aplicativo Caixa Tem, basta clicar na opção “Abono Salarial”, lá aparecerá todas as informações.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Atualmente, o número da Carteira de Trabalho Digital é o mesmo número de inscrição no CPF. A Carteira de Trabalho Digital, que já está sendo utilizada, não possui mais os campos de número e série, como era no documento físico.

Acesse o portal do CNIS e clique na aba “Cidadão”; Em seguida, clique na opção”Inscrição”, no canto superior esquerdo e depois em “Filiado”; Por fim, basta preencher as informações pessoais e, se os dados já constarem no CNIS, o NIT aparecerá.

Veja como saber meu NIS pelo CPF: você pode consultar no site ou app do INSS, FGTS ou do CadÚnico, ou então conferir o cartão dos benefícios Cartão Cidadão, Bolsa Família. Também é possível ligar na Caixa Econômica Federal (0800 726 0207) ou ainda ver a opção “Meu NIS” pelo app CAIXA Tem.

Sim, isso pode acontecer! Existe a possibilidade de você ter mais de um CNIS quando você tiver mais de um Número de Identificação do Trabalhador (NIT). Geralmente acontece quando a pessoa é empregada em uma empresa, por exemplo, e depois vira contribuinte individual (autônomo), onde, por vezes, é gerado um novo NIT.

Entra na Conectividade ICP, nas opções: “Selecione – opção em laranja” clica em “Cadastro NIS”, vai aparecer uma tela de inclusão. Basta preencher com os dados do Empregado e no final clicar em “Confirmar Inclusão”. O número do PIS irá aparecer na tela.