O que é o extrato do PIS?

Perguntado por: ulancastre . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Ali estão informações como o número do PIS, o nome do trabalhador, a data e a hora em que ocorreu o saque do benefício, o saldo de cotas, o tipo (abono salarial ou rendimentos) e o valor do benefício.

Para sacar o extrato do PIS pelo aplicativo do FGTS basta seguir estes passos:

  1. Faça login no aplicativo do FGTS no seu celular com CPF e senha previamente cadastrados;
  2. Clique na mensagem “Você possui saque disponível”;
  3. Selecione a opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
  4. Verifique seus dados e confirme o saque.

Como gerar o comprovante do PIS pela internet

  1. Acesse o aplicativo Caixa Trabalhador.
  2. Na tela inicial, procure a opção Meu NIS, localizado na barra inferior.
  3. Aparecerá os dados e será possível salvar o comprovante no seu celular.

Utilizando o aplicativo CAIXA Trabalhador você tem acesso a informações dos benefícios ao trabalhador de maneira fácil, prática e rápida. Compartilhe essa ideia! As informações que você precisa saber sobre Seguro-Desemprego e Abono Salarial estão nesse aplicativo desenvolvido especialmente para você pela CAIXA.

Para saber se tem direito ao benefício pelo PIS, o cidadão pode consultar o aplicativo Caixa Tem. Nele, basta se cadastrar, realizar o login e ir na opção “Abono Salarial”, onde poderá acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento do ano de 2023.

A consulta para saber quem tem direito aos valores “esquecidos” do PIS/Pasep também é feita no app do FGTS, no site do fundo ou no internet banking Caixa. Os herdeiros poderão sacar o montante, mas terão de apresentar documentos que provem o direito de receber a cota.

Na prática não há diferença entre PIS e NIS, são nomenclaturas diferentes para o mesmo número, usualmente chamamos de PIS uma inscrição que possui vínculo empregatício.

Comprovante e extrato do PIS pela internet
Informe o CPF e coloque a senha, que é a mesma do aplicativo Caixa Trabalhador. Caso não tenha, é possível cadastrar na hora nessa mesma página. Após login, vá ao menu e clique em PIS. Na página seguinte, clique em COMPROVANTE PIS ou EXTRATO PIS.

Ou seja, nesse caso, mesmo quem não trabalhou com carteira assinada possui um NIS, independentemente de ter ou não um vínculo empregatício, desde que faça parte do CadÚnico. O número do NIT, do NIS, do PIS ou do PASEP é idêntico, mesmo que seja cadastrado por entidades diferentes.

Para conseguir consultar PASEP pelo CPF, basta seguir os mesmos passos da consulta do PIS: você poderá fazer através do portal Meu INSS, ou pelo site do Ministério do Trabalho e Previdência, ou conferir sua carteira de trabalho ou ainda ligar para o número 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão).

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

Para saber se vai ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep em 2023 (ano-base 2021), o trabalhador deverá consultar as informações do valor, data e banco de recebimento pela Carteira de Trabalho Digital (no site ou no aplicativo) ou por meio do portal Gov.br a partir do dia 5 de fevereiro.

Pelo caixa eletrônico

  1. Acesse a conta com cartão e senha;
  2. Escolha a opção “Extratos”;
  3. Em seguida, aperte “Extratos diversos”;
  4. Então, escolha a opção “Agenda financeira”.

Quem tem direito ao PIS 2023? Tem direito ao pagamento do PIS o trabalhador que recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês com carteira assinada. Além disso, deve ter exercido atividade remunerada durante, no mínimo, 30 dias no ano-base de pagamento.

CALENDÁRIO DO PIS 2023: R$ 1.320 LIBERADO hoje, quarta (27/09)?