Por que não consigo ver meu PIS?

Perguntado por: lcapelo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Ou seja, o número do seu registro não bate com o número informado pelo empregador ao eSocial ou para a Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Se isso acontecer, ele não conseguirá ter acesso a informações sobre o abono salarial.

Para saber se tem direito e quando e quanto vai receber do abono salarial, o trabalhador pode ligar para o número 158 ou consultar a Carteira de Trabalho Digital.

Você também consegue consultar o seu número PIS junto à Previdência Social através do número 135. O atendimento é realizado de segunda a sábado das 7h às 22h.

O trabalhador deve conferir se está dentro das regras para receber o abono Pis e mesmo tendo conta corrente ou poupança na Caixa precisa verificar se o valor não foi depositado no Caixa Tem. Dúvidas podem ser sanadas nas agências da Caixa ou pelo telefone 158 do Ministério do Trabalho.

Nesse caso, pode ser porque você não se encaixa no perfil de quem tem direito ao benefício e não pode habilitar o PIS por quatro motivos: Não está cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

0800-7260207

Para consultar o PIS pelo telefone, basta ligar para central “Alô Trabalhador”, 158. Também é possível consultar o PIS 2023 pelo telefone do INSS por meio do número 135 e pelo telefone da Caixa, no número 0800-7260207.

Atendimento CAIXA Cidadão

  1. 0800 726 0207.
  2. Atendimento referente a PIS, Benefícios Sociais, FGTS e Cartão Social.
  3. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  4. O atendimento humano ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Solicitando o comprovante do PIS em uma agência Caixa
Caso seja necessário ir até uma agência, localize a agência da Caixa que seja mais próxima de você. Na agência, vá até o atendimento com seus documentos pessoais, carteira de trabalho e o número do PIS em mãos.

Para conseguir consultar PASEP pelo CPF, basta seguir os mesmos passos da consulta do PIS: você poderá fazer através do portal Meu INSS, ou pelo site do Ministério do Trabalho e Previdência, ou conferir sua carteira de trabalho ou ainda ligar para o número 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão).

Como consultar o saldo do PIS pelo Caixa Tem?

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.
  2. Insira seu CPF e senha de acesso aos serviços Caixa para fazer o login;
  3. clique em “Não sou um robô”;
  4. veja a lista de serviços disponível e selecione “Abono salarial”.

A Agência Digital CAIXA está disponível para atendimento das 08 às 18h. Entre em contato com seu gerente por WhatsApp pelo número 0800 104 0 104, por e-mail, ou pelos telefones 4004 0 104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0 104 (demais regiões).

Para sacar o extrato do PIS pelo aplicativo do FGTS basta seguir estes passos:

  1. Faça login no aplicativo do FGTS no seu celular com CPF e senha previamente cadastrados;
  2. Clique na mensagem “Você possui saque disponível”;
  3. Selecione a opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
  4. Verifique seus dados e confirme o saque.

Como atualizar

  1. Baixe o formulário. Clique em Baixar formulário. ...
  2. Separe as documentações. Consulte a lista no box ao lado e certifique-se de ter tudo em mãos antes de conversar com o seu gerente.
  3. Converse com seu gerente. Entregue a ele o formulário preenchido e assinado juntamente com as documentações.

Já no caso do PIS, a inscrição é feita apenas a quem trabalha de carteira assinada em empresas privadas. A inscrição é gerada no primeiro emprego e utilizada para consultas e saques de benefícios administrados pela Caixa.

É possível fazer consultas e tirar dúvidas sobre o PIS utilizando o app Carteira de Trabalho Digital, o Canal Alô Trabalho, no número 158, ou o atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207. Através dos canais de atendimento, você poderá se informar sobre o motivo do não recebimento.